Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Assunto "Acesso e Permanência em cursos de prestígio"
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- Item“Qual A Parte Que Te Cabe Deste Latifúndio?” Estratégias de Acesso e Permanência das Cotistas em Cursos Majoritariamente Masculinos E/Ou Excludentes Para Mulheres Negras, Ofertados Na Universidade do Estado da Bahia – Uneb, Campus I, Salvador/BA(2020-09-18) Conceição, Gersania AlexandrinaEssa pesquisa versa sobre as estratégias utilizadas por mulheres negras cotistas para acesso e permanência em cursos majoritariamente masculinos e/ou excludentes para mulheres negras. O lócus dessa pesquisa é o Campus I, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Salvador. Essa instituição foi escolhida por ter sido uma das primeiras no Brasil a aderir ao sistema de cotas, o que culmina em um número significativo de cotistas em seus cursos. A escolha pelo Campus I se deu devido à centralidade do Campus e ao considerável número de cursos ofertados neste, considerando, ainda, a multicampia da Instituição, o que dificultaria a realização da pesquisa em mais de um Campus. Assim, esse estudo investigativo se reveste de uma importância ainda maior nos âmbitos acadêmico, político e social, considerando o seu caráter desafiador, já que o objetivo geral é investigar quais as estratégias adotadas pelas mulheres negras cotistas para acesso e permanência em cursos de prestígio, majoritariamente masculinos. E específicos 1. Identificar o universo de cotistas nos cursos ofertados no Campus I, UNEB/Salvador; 2. Mapear a presença de mulheres e homens negros/as por curso; 3. Identificar as estratégias utilizadas pelas mulheres para acesso e permanência em cursos de prestígio, majoritariamente masculinos. Para realizar a pesquisa foi feito um recorte temporal, levantando junto à Secretaria Geral de Cursos (SGC/UNEB), o número de cotistas pretos e pretas que ingressaram na instituição, após aprovação em Vestibular e Sistema de Seleção Unificada (SISU), no período de 2014.1 até 2018.1. O arcabouço teórico foi composto a partir das contribuições de Marcia Tiburi; Djamila Ribeiro; Nicole-Claude Mathieu; Carlinda Santos; Delcele Queiroz; Antonio da Costa Ciampa; Pierre Bourdieu; Alain Coulon, dentre outros. Após tratamento dos dados, foram identificados 09 (nove) cursos em um Universo de 25 (vinte e cinco), dos quais coletamos entrevista semiestruturada de 09 (nove) estudantes distribuídas em 05 (cinco) cursos diferentes distribuídos nos 04 (quatro) Departamentos da UNEB/Campus I, a saber, Design, Ciências Contábeis, Direito, Medicina e Filosofia. Como resultados alcançados a pesquisa destacou a criatividade das entrevistadas para buscar mecanismos gratuitos que auxiliassem seus estudos no período que antecedeu o ingresso à universidade, bem como a importância do fortalecimento de suas identidades nos momentos conflituosos vividos, dando destaque para o empoderamento coletivo e o diálogo.