Campus I - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Salvador
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Navegando Campus I - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Salvador por Assunto "Adaptação"
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- ItemAos meus queridos amigos: Maria Adelaide Amaral da literatura à TV(2016-03-31) Neves, Eliana Sales VieiraNeste estudo, propõe-se analisar a adaptação do romance Aos meus amigos, publicado em 1992,para a minissérieQueridos amigos, exibida pela Rede Globo, em 2008, ambos de autoria de Maria Adelaide Amaral. Considerando tratar-se de uma produção veiculada nas mídias do livro e da televisão, investiga-se o papel da escritora em sua relação com esses dois campos de atuação artístico-cultural,o que permite constatar o cruzamento entre diversas esferas da cultura e entre diferentes linguagens. No tocante às produções analisadas, o romance e a minissérie contam a história de uma família de amigos em São Paulo e fazem uma avaliação dos ideais da juventude brasileira nos anos 1970. O processo adaptativo do romance à televisão é analisado levando em conta as significativas transformações na mentalidade, no comportamento e nos costumes que foram vivenciadas pela geração representada, com ênfase nos temas da memória da tortura ocorrida durante a ditadura militar e das transgressões aos limites estabelecidos pela norma patriarcal para a família, enfocando o casamento e a sexualidade. Para orientar a discussão desenvolvida neste estudo, toma-se o pensamento de Néstor G. Canclini (2013) acerca da reação dos profissionais da cultura quanto à tentativa de adaptar-se àatualização do mercado e às exigências da indústria cultural; as reflexões de Arlindo Machado (2000), para quem a televisão pode ser abordada como um dispositivo audiovisual através do qual uma civilização pode exprimir a seus contemporâneos os seus próprios anseios, dúvidas e inquietações; o entendimento de memória a partir do conceito de guinada subjetiva, empreendido por Beatriz Sarlo (2007); bem como a teoria da performatividade do gênero, de Judith Butler (2002), entre outros estudiosos. O propósito que norteia este trabalho investigativo incide no pressuposto de que observar as imagens criadas e divulgadas pela televisão contribui para a compreensão do lugar desse veículo comunicativo na realidade cultural do Brasil, uma vez que pensar sobre as representações disseminadas por essa mídia conduz à discussão de aspectos relevantes da sociedade
- ItemSargento Getúlio: travessias entre a literatura e a dramaturgia(2016) Oliveira, Fernanda Santos deNeste estudo, investigou-se como o romance Sargento Getúlio, do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, publicado em 1971, assume contornos de uma narrativa com um significativo potencial representativo, relacionando-o com o texto dramatúrgico homônimo do roteirista e diretor teatral, Gil Vicente Tavares. Esta pesquisa amparou-se nas referências teóricas de Ian Watt (1990) e de Lucien Goldmann (1967) relacionando literatura e sociedade, além de Marthe Robert (2007) e de Anatol Rosenfeld (1996), a respeito do romance moderno. No intuito de analisar o narrador do romance, considerando sua performance e estratégias narrativas que o transformam no contador de histórias, utilizou-se os estudos de Walter Benjamin (1994) e Paul Zumthor (2000). No âmbito da dramaturgia, privilegiou-se os estudos de Williams (2010), Pavis (2005), Bornheim (1983) e quanto ao processo adaptativo considerou-se a concepção de Linda Hutcheon (2013). Através dos percursos criativos do literário e do dramatúrgico, que se faz imprescindível reconhecer o redimensionamento do universo artístico que demanda um alargamento dos olhares da crítica. Em Sargento Getúlio, o poder da palavra que anuncia o estabelecimento de um novo mundo transita entre o literário e o dramatúrgico demonstrando a decomposição existencial do homem do sertão, evidenciando a flexibilidade entre as fronteiras artísticas numa representação que contempla o popular, o heróico e a aridez humana como contraponto e repulsa das contradições do mundo moderno