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- ItemRaça, Gênero e Educação Superior(2001) Queiroz, Delcele MascarenhasEsta tese trata das desigualdades raciais e de gênero no ensino superior, elegendo como espaço empírico a Universidade Federal da Bahia. A partir da utilização de dados fornecidos pelos arquivos da UFBA, para os anos 1993, 1994, 1995 e 1997, e de informações coletadas diretamente pelo pesquisador, analisa a participação de estudantes na Universidade, segundo a cor e o gênero, e examina comparativamente categorias e procedimentos de atribuição de identidade racial. Partindo da construção de uma escala de prestígio das carreiras oferecidas pela UFBA, analisa a inserção dos estudantes no curso, considerando a cor e o gênero. Busca verificar o efeito do status socioeconômico, da cor e do gênero sobre o desempenho dos estudantes, através do exame dos resultados do vestibular o do rendimento do estudante no curso. Os resultados evidenciam que a UFBA é um território de predomínio de estudantes claros (brancos e morenos). A distância entre claros e escuros (mulatos e pretos) mostra-se mais expressiva nos cursos de levado prestígio social. A desigualdade se expressa também, de modo significativo, entre os gêneros; mas sobre as mulheres pretas ela se exerce com rigor especial. A análise do desempenho mostrou que os estudantes claros e do sexo masculino atingem as mais elevadas médias de ingresso, mas são os escuros e as mulheres os responsáveis pelas maiores médias de rendimento no curso. O exame da trajetória das variáveis envolvidas no estudo, demonstrou que a cor tem uma contribuição para a inserção do estudante em cursos de prestígio e para o seu desempenho no vestibular, que não se confunde com o efeito do status socioeconômico e da renda.
- ItemEcos de Palavras-Imagens: O Índio no Discurso de Intelectuais Baianos nos 400 Anos do Brasil(2003) Sodré, Maria Dorath BentoEste trabalho se propõe a analisar e problematizar o discurso sobre índios emitido pelos intelectuais baianos do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – IGHBa no ano de 1900, quando ficaram responsáveis pelas comemorações dos 400 anos do Brasil e construíram a imagem discursiva do índio num contexto de fim de século, de mudanças políticas com o término do governo de Luís Vianna, do fim da guerra de Canudos e de influência das teorias raciais. Entre as referências que marcam este discurso, tem-se a projeção de uma imagem idealizada do índio com forte traço romântico, localizado no passado, mais exatamente no início da colonização brasileira e em vias de extinção. Serviram como fontes principais para a análise desse discurso o romance-histórico Pindorama, de Xavier Marques, e o relatório Estudos sobre a Baía Cabrália e Vera Cruz, do major Salvador Pires Carvalho e Aragão, produzidos sob a égide das comemorações do quarto centenário de descobrimento do Brasil. Nesses livros, nos jornais de maior circulação na época e nas revistas do IGHBa, identifica-se o enunciado da miscigenação como uma preocupação que poderia comprometer o futuro projeto de uma sociedade monorracial branca na Bahia, tornando a presença de mestiços, negros e índios uma questão social para a qual os intelectuais deveriam indicar a solução. Diante deste enunciado a imagem-discursiva do índio é um misto de mito da nacionalidade, produzido pelos literatos românticos de meados do século XIX, atualizado com os pressupostos raciais que entendiam a miscigenação como degeneração racial. Para instituir a identidade indígena, os intelectuais utilizam textos produzidos no período inicial da colonização brasileira, como a carta de Pero Vaz de Caminha em que pressupõem encontrar as características para identificar os índios, que o olhar contemporâneo de final de século deveria reconhecer. Contam, também, com o pressuposto da teoria evolucionista, segundo o qual o processo de desaparecimento dos índios era uma lei da natureza para os povos que não acompanhassem o progresso modelado na Europa. Com a instrumentação da metodologia da análise de discurso, buscou-se, nesta dissertação indicar como esse discurso de final do século XIX projetou, na memória social brasileira a invisibilidade do índio, a crença de seu desaparecimento, o reconhecimento da identidade indígena que foi atribuída pelos intelectuais. Sob signo de final de século, os intelectuais baianos projetaram uma imagem do índio com traços físicos e culturais estereotipado, com um lugar no passado da história do Brasil, portanto distanciando o índio no espaço e no tempo, onde pretendiam que tivesse permanecido. Tentou-se ouvir os ecos dessa projeção, entendendo que desvendar esse discurso pode-se chegar as práticas como o não reconhecimento do índio que não corresponda à imagem-discursiva que associa fenótipo enfeitado de penas, arco e flecha, como sendo lugar de índio as matas ou lugares distantes das cidades do País, e a perspectiva de extinção do índio.
- ItemProcessos educativos, força identitária e mobilização comunitária na luta pela moradia no candeal pequeno: programa tá rebocado(2004-06-30) Oliveira Júnior, João PereiraEste trabalho, fruto de uma pesquisa visando a defesa de dissertação, tem o intuito de analisar os processos educativos dentro da perspectiva da construção identitária enquanto instrumento de afirmação social, cultural e política da comunidade do Candeal Pequeno pelo viés da luta pela moradia. A história do Candeal, especificamente, remonta à chegada, em fins do século XVIII, de Josepha Sant' Anna, vinda da África à procura de seus parentes. Aqui ela comprou terras e alguns escravos, instalou-se na região de Brotas numa pequena mata de candeias. Com seus escravos manteve relações bastante diferenciadas da preponderante ou vigente entre senhores e escravos. Em clima de relativa liberdade conquistada, depois de cumpridas as tarefas, eles tinham permissão para dançar ou tocar atabaque, elementos culturais negros rechaçados pela cultura dominante devido à associação destes com práticas do candomblé. O Candeal Pequeno, portanto, carrega uma forte identidade cultural, evidenciada, sobretudo pela sua origem afrodescendente, pela sua história e pelos laços de parentesco enraizados há pelo menos dois séculos. Este processo é responsável pelo desencadeamento de uma mobilização popular que produz e reproduz processos educacionais, por sua vez, realimentadores da força identitária, sentimento de pertencimento, e da organização social. A par deste contexto social e cultural vamos problematizar os limites e possibilidades do projeto habitacional TÁ REBOCADO enquanto portador de identidade e processos educacionais para a afirmação da comunidade do Candeal Pequeno. Enquanto referencial teórico vamos trabalhar, principalmente, com os conceitos da educadora Maria da Glória Gohn, de Manuel Castells e de Stuart e categorias, tais como: Processos Educacionais, Movimentos Sociais e Identidade (e incorporado a ela a tradição e a tradução). O trabalho de pesquisa foi realizado a partir do levantamento bibliográfico de fontes secundárias e primárias, mas também do registro de depoimentos que resgataram a memória do Candeal Pequeno pelos seus moradores mais antigos e ilustres. Importante, também, foram os contatos e entrevistas com os diversos atores/atrizes envolvidos no processo sócio-cultural da comunidade do Candeal Pequeno: tais como a ONG Pracatum, representantes de Associações de Moradores, religiosos, órgãos públicos e privados. Os desafios deste trabalho encontram-se na possibilidade de apreender os mecanismos e processos educativos empreendidos através da mobilização popular para a construção e a apropriação do espaço urbano, dando-lhe significado social, cultural e político para a partir daí poder-se abstrair conhecimentos que possam orientar práticas e políticas públicas de educação e desenvolvimento urbano
- ItemDesenvolvimento profissional e prática pedagógica: um estudo sobre a formação continuada de professores na cidade de Alagoinhas - Bahia.(2004-07-30) Moura, Gerusa do Livramento Carneiro de OliveiraEste trabalho de pesquisa é um estudo de caso etnográfico, de base qualitativa, que cen tra sua atenção nas contribuições do “curso de formação de professores (em serviço) para as séries iniciais do ensino fundamental” para o desenvolvimento profissional e possíveis ressig nificações e mudanças da prática pedagógica das professoras/sujeitos do estudo. A fundamen tação teórica é lastreada por Paulo Freire, Kenneth Zeichner, Antonio Nóvoa, Antonio Joa quim Severino, dentre outros. Tem como campo empírico 06 escolas da Rede Municipal de Educação de Alagoinhas-BA, nas quais trabalham professoras egressas da primeira fase do Projeto Rede UNEB 2000. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos observações, entrevis tas semi-estruturadas e análise dos relatórios (de supervisão em processo e de observação par ticipada). A análise dos dados está organizada em três categorias: vivência pessoal, vivência profissional e vivência institucional. Como principais resultados temos que as contribuições do curso e as mudanças foram pontuais, porém consistentes, e referem-se ao fortalecimento da auto-estima das professoras, ao acesso de conhecimento acadêmico/científico, ao olhar sobre a criança e à concepção de aprendizagem. Com referência à terceira categoria - Vivência insti tucional - pode-se afirmar que muitas questões estão em aberto e necessitam de reflexão por parte dos sujeitos e população da pesquisa, uma vez que a escola ainda não se sente responsá vel pela formação dos seus professores, concebendo esta formação como elemento isolado das ações institucionais
- ItemEducação e Mídia Esportiva: Representações Sociais das Juventudes(2004-10-27) Leiro, Augusto César RiosA presente escrita resulta de estudos e pesquisas em torno da Educação/Educação Física e Comunicação. Trata-se de uma Tese de Doutoramento em Educação que reúne cinco capítulos. Inicialmente diz das inspirações que levaram o autor ao tema, delineia o percurso investigativo desenvolvido no Brasil e na Europa e apresenta uma tríade cultural, envolvendo as culturas esportivas, televisivas e juvenis. Busca-se, fundamentado numa concepção dialética, compor um referencial teórico crítico que destaca o habitus no universo ideológico e representacional das juventudes. Desenha um talhe metodológico que acolhe diferentes e articulados procedimentos empíricos e, a partir de uma problematização acerca da realidade social, apresenta sínteses possíveis e desafios estratégicos. Pela via dos Universos Temáticos, discute a mídia esportiva como um espaço dinâmico de veiculação de bens simbólicos e materiais e a reconhece como conhecimento qualificado para a formação profissional em Educação Física e Jornalismo.
- ItemOdara: A Linguagem dos Contos de Mestre Didi(2005) Santos, Léa Austrelina FerreiraEste trabalho caracteriza as formas de comunicação africano-brasileiras através dos contos de Mestre Didi. Odara – termo de origem iorubá – é a metáfora utilizada para expressar essas formas de comunicação, significando o bom e o belo, o ético-estético intercambiando o tempo todo. Mestre Didi, considerado um ícone da ancestralidade africano-brasileira, é um sacerdote-artista. Sua vivência comunitária e liderança religiosa lhe conferem a possibilidade de recriar diversos contos, frutos da sua sabedoria acumulada na convivência com diversas comunidades-terreiro e de conhecimentos do patrimônio cultural e religioso africano-brasileiro. Ele também é alapini, sacerdote supremo do culto aos ancestrais masculinos, culto Egungun. Através da análise sobre a vida e sobre suas produções coloca-se em evidência uma dimensão educativa dos contos de origem africana. Partindo de algumas análises sobre o pensamento ocidental e sobre como este pensamento classificou outros povos como irracionais e primitivos, a autora afirma a necessidade de compreensão e reconhecimento de outras formas de pensamento. Para tanto, diversos aspectos presentes nos contos de Mestre Didi são ressaltados, especialmente, os desdobramentos seus: valores que se engendram entre os jovens que têm acesso aos contos; perspectivas educacionais que se estruturam; e, linguagens dramáticas que se articulam no contexto baiano. A perspectiva metodológica que orienta a pesquisa é qualitativa, de caráter etnográfico e foi construída à medida que se concretizaram aprendizagens dentro dos valores e princípios africano-brasileiros, vividos nas comunidades-terreiro na Bahia e, em especial, na comunidade-terreiro Ilê Asipá, fundada por Mestre Didi. Foi adotada a perspectiva “desde dentro para desde fora” desenvolvida pela etnóloga Juana Elbein dos Santos, ajudando a elaborar um quadro de referências intimamente ligado aos valores das comunidades envolvidas na pesquisa, evitando abordagens teóricas que possam deturpar os valores do legado civilizatório africano- brasileiro. As principais conclusões desta pesquisa referem-se à afirmação de que os contos de Mestre Didi são formas de comunicação que permitem a reinterpretação de valores culturais e possibilitam a expressão para a sociedade global da cultura e dos valores africano-brasileiros. Os contos de Mestre Didi podem auxiliar na construção de perspectivas educacionais contemplem a diversidade cultural a partir do reconhecimento dos valores do patrimônio civilizatório africano-brasileiro.
- ItemA formação política dos professores no programa rede uneb 2000(2005) Jesus, Joselito Manoel deEste estudo busca compreender o problema da formação política do professor das séries iniciais do ensino fundamental no Programa Rede UNEB 2000, Programa intensivo de licenciatura em Pedagogia com habilitação nas séries iniciais do ensino fundamental. Partindo da Palavra enquanto unidade fundamental da politicidade intrínseca do ser humano, analiso as entrevistas concedidas no intuito de identificar que tipo de professor o Programa Rede UNEB está formando: o Agente Social ou o Tecnólogo do Ensino, tipos criados pela educadora e pesquisadora Ilma Passos Alencastro Veiga. Apoio-me nas concepções de Aristóteles e Paulo Freire, sobre as dimensões que a Palavra assume nos diferentes contextos históricos no processo de humanização e desumanização dos professores-alunos e das professoras-alunas em seu processo de formação. Na Palavra e no Diálogo encontramos elementos fundantes de uma formação que respeite as diferenças, que estimule a criatividade, que fortaleça as identidades locais e propicie a democracia e a emancipação humana nos diversos processos educativos que se estabeleçam. Com a Palavra, os professores-alunos e as professoras-alunas do Programa Rede UNEB 2000
- ItemO Potencial Analítico dos Conceitos de Racionalidade Instrumental e Comunicativa Para a Compreensão das Relações Entre Educação e Novas Tecnologias.(2005) Quatel, SandroEste trabalho defende a pertinência do potencial analítico dos conceitos de racionalidade instrumental e racionalidade comunicativa para a compreensão das relações entre educação e novas tecnologias. A argumentação central parte das teses de Boaventura de Sousa Santos e da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas, possibilitando traçar um caminho para a viabilização do projeto de emancipação no mundo contemporâneo, via novas tecnologias. Delineia-se, para uma fundamentação mais plausível, uma historização da técnica, tecnologia e novas teconologias e suas relações com os processos educativos pertinentes ao seu tempo. A teoria habermaziana é explicitada buscando a compreensão de seus pressupostos e, quando e como, potencializa a análise, em especial pedagógica, política e social, para que estas relações sejam harmoniosas. Elabora-se um quadro esquemático para a compreensão do todo teórico, que dá sustenção para esta tese, enfatisando que somente pela ocorrência da guinada lingüistica, deslocando-se a compreensão das ciências naturais e das ciências sociais para um outro paradigma de ciência, é que se vislumbra a possibilidade de emancipação. Com esta possibilidade ainda se tem a razão instrumental presente, motivo de precaução. Um memorial do autor deste trabalho, está disponibilizado, a título de exemplo, para reforçar a tese de que tanto a racionalidade intrumental quanto a racionalidade comunicativa movem os indivíduos em suas práticas, ambas presentes no sistema e no mundo da vida. Por fim, conclui-se o trabalho por meio de um convite à reflexão para a ocorrência de uma mutação tecnológica e filosófica, de forma a privilegiar a atual condição humana.
- ItemEscola para o Trabalho, Escola para a Vida: o Caso da Escola Família Agrícola de Angical – Bahia(2005-12) Araujo, Sandra Regina Magalhães deEste estudo tem o propósito de descrever e compreender uma experiência alternativa inovadora de educação do e no campo, através de uma instituição da rede de Escolas Famílias Agrícolas (EFA) – a Escola Família Agrícola de Angical (EFAA), município localizado no extremo oeste do Estado da Bahia. Tem como objetivo compreender em que medida essa Escola, orientada pelos princípios metodológicos da Pedagogia de Alternância, constitui uma escola viável para fortalecer a agricultura familiar. Para apreender melhor a Escola Família Agrícola Angical e sua política de educação sob a perspectiva do desenvolvimento e do fortalecimento da agricultura familiar e que diferencia enquanto uma política de educação do e no campo, definiu-se pelo Estado de Caso e pela Observação Participante já que a abordagem qualitativa permite combinar diferentes métodos e técnicas de coleta de dados. Como instrumento de pesquisa, lançou-se mão de técnicas de entrevista semi-estruturada individual e coletivas conversas informais, observação direta com registro em caderno de campo. Ao se buscar compreender esta experiência alternativa de educação do e no campo, de origem francesa, e seu processo de implantação em território brasileiro, voltada para os filhos e filhas de pequenos produtores familiares rurais a quem for negado o direito a uma educação escolar integrada à concepção de desenvolvimento local e fortalecimento da agricultura familiar, foi necessário compreender também a luta histórica pelo acesso à terra e a permanência nesta pelos pequenos produtores familiares rurais em suas diferentes categorias, tanto em nível nacional como no município de Angical, campo empinco deste estudo. Para isso, autores como Graziano da Silva, Moisés Vinhas e José Souza Martins, além de autores que escreveram e pesquisaram sobre a região sanfranciscana e o extremo oeste baiano, foram fundamentais para entender as razões que levaram a pequena produção rural ao processo de marginalização e exclusão das políticas agrárias públicas do desenvolvimento capitalista e o seu processo de resistência. Para entender essa experiência alternativa de educação, recorreu-se aos fundamentos teórico-metodológicos de autores franceses e do grande educador brasileiro Paulo Freire. O estado sobre a EFA de Angical revelou que esta escola é de fato uma alternativa de educação escolar viável para o fortalecimento da agricultura familiar e como tal, apresenta um diferencial para a política de educação do campo revelada pelos achados da pesquisa. Contudo, alguns desafios precisam ser enfrentados pela EFAA para que esta escola se mantenha viva por muitos e muitos anos levando esperança aos filhos e filhas dos pequenos produtores familiares rurais sob a perspectiva do desenvolvimento e do fortalecimento da agricultura familiar em seu meio histórico, social e cultural.
- ItemA prática educativa a serviço da formação de trabalhadores em cooperativa, focada na socionomia: o caso dos agentes ecológicos de Canabrava(2005-12-08) Nascimento, Ubton José ArgoloEsta dissertação teve como objetivo relatar uma prática educativa para a formação da cooperativa dos agentes ecológicos de Canabrava. Participou dessa pesquisa um público constituído noventa e oito trabalhadores do aterro sanitário de Salvador, que viviam do que retiravam do lixo depositado nesse local. O texto constitui-se de dois capítulos, sendo que no primeiro, buscou desenvolver a compreensão dos processos formativos das sociedades de massa e da sociedade organizada, incluindo a experiência dos badameiros do aterro sanitário de Canabrava, na cidade de Salvador, Bahia e a alternativa para organização do grupo de trabalhadores cooperativamente. A iniciativa dessa organização foi do Pangea – Centro de Estudos Socioambientais, ONG voltada para o resgate do trabalho e renda de grupos excluídos do mercado de trabalho. Os idealizadores do projeto acreditavam que era necessário desenvolver atividades educativas grupais, mas não tinha os meios teóricos para tal. No segundo capítulo, relata a proposta educativa implementada com a finalidade de viabilizar a formação desses trabalhadores para atuação associativa, tendo o coletivo como referência do conhecimento. Utilizando-se da metodologia socionômica para direção de trabalhos grupais, demonstra as atividades desenvolvidas na rotina dos trabalhos pedagógicos por um educador, onde a compreensão das relações cotidianas era o ponto de partida para a pesquisa dos conteúdos e formas de trabalhar os mesmos. Sem descuidar da programação das reuniões de coordenação pedagógicas, demonstra uma forma de configuração e concretização da realidade cotidiana dos trabalhadores com fins pedagógicos, pois, assim sendo, estaria mais próximo da realidade de vida das pessoas e do local. Na fase seguinte dos trabalhos grupais, tratou das relações entre os trabalhadores cooperativados, utilizando-se da socionomia para dar visibilidade e tratamento às temáticas das relações interpessoais, onde os conflitos no novo papel de cooperativado faziam-se presentes. A pesquisa utilizou-se dos relatos dos trabalhadores durante as fases de desenvolvimentos dos trabalhos, os quais indicam as dificuldades básicas do grupo, levando à concretização das mesmas utilizando-se do imaginário e da corporeidade para tal, e as mudanças na percepção dessas pessoas à medida que vão sendo introduzidos os conteúdos necessários aos novos processos de tratamento do material reciclável coletado, assim como a percepção de cada um como cidadão. Ao perceberem-se como trabalhador reconhecido pelos demais membros da sociedade, a auto- estima dessas pessoas sofre alterações, e a diferenciação em relação aos demais elementos faz-se presente. Os conflitos para a organização da massa de trabalhadores do badame em agentes ecológicos cooperativado foi superada gradativamente a partir dos encontros onde os temas eram tratados coletivamente, com cada participante podendo colocar-se como pessoas diante dos demais. Para finalizar os trabalhos, foram realizadas uma série de entrevistas individuais com os trabalhadores, com a cooperativa funcionando plenamente, mesmo que ainda não em seu local definitivo, com o objetivo de buscar informação pessoais sobre as transformações ocorridas na vida dos sujeitos engajados nesse projeto e a percepção de si mesmo. Aparece repetidamente nas falas, o desejo que outros companheiros do lixão tenham a mesma oportunidade
- ItemDinâmica da Violência: Discriminação Étnico-Cultural em Uma Escola Pública de Ensino Fundamental em Feira de Santana(2006) Nascimento, Valmir Alves DoO presente trabalho busca analisar a violência em algumas das suas diversas modulações e a dinâmica que faz surgir a discriminação étnico-cultural em uma escola pública no Ensino Fundamental do município de Feira de Santana, Bahia. Investiga a imposição de valores e linguagens estranhos à realidade socioexistencial de alunos/as de descendência africana, que constituem a maioria da população da referida escola. Analisa também o nível de envolvimento do segmento de dirigentes da escola diante dos prejuízos físicos, morais e psicológicos sofridos por alunos/as discriminados (as) no espaço escolar. Utiliza-se a abordagem etnográfica numa perspectiva qualitativa, o que levou a identificar no cotidiano da escola, fatos que desmotivam os/as alunos/as e incitam atos de violência, a exemplo do currículo europocêntrico,discriminatório, essencialmente conteudista, que denega a diversidade étnico-cultural presente na escola é profundamente descontextualizado das necessidades socioexistenciais dos/as alunos/as de Feira de Santana. A pesquisa demonstra que, apesar da violência étnico-cultural atravessar o cotidiano escolar, a população de alunos/as negros/as reage com altivez à discriminação que sofrem, afirmando com dignidade sua identidade afro-brasileira. Como caminho de superação da violência étnico-cultural na ambiência escolar, o estudo traz reflexões que indicam a importância das políticas de ações afirmativas, a exemplo das reservas de vagas e das cotas para concorrência mais justa nos exames para o ingresso de negros nas universidades públicas. A Lei 10.639/03 que obriga a inclusão do ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas de Educação Básica, no contexto à abordagem deste estudo, representa avanços para se corrigir em parte às injustiças, que historicamente, têm acometido a população de descendência africana no Brasil.
- ItemDinâmica da Violência: Discriminação Étnico-Cultural em uma Escola Pública de Ensino Fundamental em Feira de Santana(2006) Nascimento, Valmir Alves doO presente trabalho busca analisar a violência em algumas das suas diversas modulações e a dinâmica que faz surgir a discriminação étnico-cultural em uma escola pública no Ensino Fundamental do município de Feira de Santana, Bahia. Investiga a imposição de valores e linguagens estranhos à realidade socioexistencial de alunos/as de descendência africana, que constituem a maioria da população da referida escola. Analisa também o nível de envolvimento do segmento de dirigentes da escola diante dos prejuízos físicos, morais e psicológicos sofridos por alunos/as discriminados (as) no espaço escolar. Utiliza-se a abordagem etnográfica numa perspectiva qualitativa, o que levou a identificar no cotidiano da escola, fatos que desmotivam os/as alunos/as e incitam atos de violência, a exemplo do currículo europocêntrico,discriminatório, essencialmente conteudista, que denega a diversidade étnico-cultural presente na escola é profundamente descontextualizado das necessidades socioexistenciais dos/as alunos/as de Feira de Santana. A pesquisa demonstra que, apesar da violência étnico-cultural atravessar o cotidiano escolar, a população de alunos/as negros/as reage com altivez à discriminação que sofrem, afirmando com dignidade sua identidade afro-brasileira. Como caminho de superação da violência étnico-cultural na ambiência escolar, o estudo traz reflexões que indicam a importância das políticas de ações afirmativas, a exemplo das reservas de vagas e das cotas para concorrência mais justa nos exames para o ingresso de negros nas universidades públicas. A Lei 10.639/03 que obriga a inclusão do ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas de Educação Básica, no contexto à abordagem deste estudo, representa avanços para se corrigir em parte às injustiças, que historicamente, têm acometido a população de descendência africana no Brasil.
- ItemPeti: de(sen)volvendo a infância perdida?(2006) Pedreira, Lucia AlvaresO objetivo dessa dissertação é refletir o que significou para a região sisaleira baiana a experiência do trabalho desenvolvido nas Jornadas Ampliadas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti tendo como foco central compreender o que tem representado para as crianças beneficiárias ter sido retiradas do trabalho nos campos de sisal e participar das atividades sócioeducativas desenvolvidas nas Jornadas Ampliadas desse Programa. Busca ainda, apreender as repercussões no processo de desenvolvimento das crianças, o que representou para elas em termos de abrir novos horizontes no sentido de viver plenamente a sua infância e ao terem acesso a uma educação integral, romper com a sina do fracasso escolar. Neste sentido, buscando conhecer os sujeitos da pesquisa, as crianças e adolescentes participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no cotidiano das jornadas ampliadas e também da escola, optou-se por um estudo de caso, em um município da região sisaleira, a cidade de Nova Fátima. A pesquisa, basicamente de cunho qualitativo, utilizou-se de entrevistas com crianças e adolescentes de uma jornada ampliada, suas famílias, professores e monitores do Peti, além da observação direta de uma jornada e de uma sala de aula em duas escolas do Município. Dialogar com alguns teóricos foi fundamental para a compreensão da noção da infância como uma construção social, entre eles Ariès, Sirota, Maria Carmem Barbosa, entre tantos outros. Os pesquisadores portugueses Sarmento e Pinto trouxeram pistas importantes, a necessidade de um olhar plural sobre a criança, apontando que estudos sobre a infância devem pautar-se nas distintas culturas infantis, recusando a hipótese de uma única cultura da infância. Será que as crianças sisaleiras entraram no bonde do futuro, ou continuam “à margem do futuro”?; o Peti trouxe a possibilidade de viver a plenitude da infância?. De fato, o Peti tem possibilitado às crianças dessa região, o acesso, a permanência e a melhoria do desempenho escolar? Essas são algumas das indagações que pautaram essa pesquisa
- ItemA Virtude Como Um Signo Primordial da Nordestinidade: Análise das Representações da Identidade Social Nordestina nos Filmes o Pagador de Promessas (1962) e Sargento Getúlio (1983)(2006-03) Paiva, Carla Conceição da SilvaOs filmes operam e categorizam uma multiplicidade de imagens marcadas e reconhecidas por estereótipos, fincados na dominação econômica e política. Nas representações do cinema brasileiro, o nordestino aparece associado a signos de nordestinidade como seca, pobreza e virtude ou Arete, em grego. Face ao exposto, à guisa da teoria das representações sociais e dos estudos sobre a identidade social nordestina e estereotipia, procuramos estudar os quadros sociais que serviram para compor a formação do homem nordestino no cinema brasileiro. Primeiro foi necessário distinguir a representação social dos nordestinos nos filmes O Pagador de Promessas (1962) e Sargento Getúlio (1983), em seguida diagnosticar que tipo de identidade social nordestina é construída, reconhecendo o valor positivo ou negativo da virtude como um signo de nordestinidade e, por último, analisamos quais as virtudes nordestinas e qual o tipo de virtude que os espectadores podem aprender a partir das imagens fílmicas estudadas, através de uma abordagem qualitativa, preocupada em colaborar para a integração entre educação e comunicação. Assim, foi possível concluir, em linhas gerais, que a maioria dos filmes de ficção de longa-metragem produzidos sobre o nordestino, seguindo uma tendência de homogeneização da imagem do Nordeste fincada na literatura brasileira, centra o seu discurso na figura de um mártir, de um sertanejo virtuoso que desenvolve sua existência numa dimensão trágica. É categorizada uma identidade social nordestina que opera como um sistema de reprodução cultural, promovendo nas pessoas o sentimento de participação (ou não) da idéia de ser nordestino.
- ItemUma Análise Crítica Sobre As Políticas Públicas de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação: A Concretização nos NTES em Salvador – Bahia(2006-05-23) Passos, Maria Sigmar CoutinhoEsta pesquisa busca analisar as políticas públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Educação no Estado da Bahia, sua implementação e execução no âmbito da formação de professores para o uso pedagógico das TICs, em especial da Informática e Telemática. Tem como objetivos específicos: compreender o sentido da relação público/privado nas políticas públicas brasileiras; problematizar o conceito de TIC subjacente às políticas públicas; compreender as significações dos multiplicadores acerca das políticas públicas de TIC de que são parte; analisar o papel atribuído aos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) dentro das políticas públicas de TIC na Cidade do Salvador. Em relação ao contexto da escola pública, as políticas governamentais de inserção das TICs são geridas pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) através do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) em parceria com as Secretarias de Educação estaduais e municipais, sendo a formação docente desenvolvida nos Núcleos de Tecnologia Educacional. Assim, estes núcleos adquirem relevância enquanto espaço de investigação da concretização das políticas de TIC e Educação. Na perspectiva de uma pesquisa qualitativa, enquanto Estudo de Caso, os resultados apresentados têm como base os dados documentais, a observação dos processos formativos e o diálogo com os multiplicadores e coordenadores que atuam nos NTEs através de conversas informais e entrevistas. A pesquisa revelou alguns pontos problemáticos na execução e concretização das políticas públicas que ora remetem a imprecisão teórica na concepção das políticas analisadas, em especial em relação ao conceito de tecnologia, ora dizem respeito à herança do autoritarismo que configurou, ao longo da história, as relações políticas na Bahia. A partir da análise dos dados resultantes da pesquisa foram identificados alguns pontos que dificultam a inserção das TICs numa perspectiva mais completa no Estado da Bahia tais como: a falta de conceituação clara sobre a concepção de tecnologia que prevalece nas políticas, tanto em seu aspecto formal quanto na sua concretização, um subdimensionamento da função dos NTEs e dos profissionais destes núcleos, a instabilidade e a descontinuidade das diretrizes que orientam as políticas a cada mudança de gestão.
- ItemProformação: ressignificando o uso da mídia impressa na educação a distância para formação de professores(2006-08-14) Sales, Mary Valda SouzaO interesse desta pesquisa adveio do desenvolvimento do trabalho com formação de professores em exercício na modalidade a distância. Interessante se fez esta experiência pelo fato da EaD ter chegado a localidades que não desfrutavam nem do uso da energia elétrica, em que as formas de deslocamento eram e ainda são as mais tradicionais possíveis, como a canoa e a carroça. Nesse sentido questiona-se: como promover EaD para formação de professores em um Estado em que o acesso às TIC ainda é fator de exclusão? Assim, a pesquisa teve dois objetivos básicos: analisar a mídia impressa do Programa de Formação de Professores em Exercício – Proformação, seus aspectos de adequabilidade para a educação a distância e sua estrutura pedagógica, propondo indicativos de ressignificação do uso da mídia impressa na educação a distância – EaD – para formação de professores no Estado da Bahia. Para tanto foi desenvolvido um estudo de caso, tendo como referência uma das Agências Formadoras do Proformação no Estado da Bahia e os Guias de Estudo, que se constituíram material didático impresso do programa. Nesse sentido, é feita uma fundamentação teórica sobre conceitos básicos pertinentes ao processo de desenvolvimento desta investigação, tais como: tecnologia, educação a distância, mídia, interatividade, além de fazer um retrospecto de ações de EaD desenvolvidas no Brasil, relacionando-as com a legislação vigente a partir da LDB 9394/96 até o Decreto 5622/05. Apresenta o Proformação sua estrutura pedagógica e administrativa, a mídia impressa com o detalhamento de composição da mesma. Propõe uma reflexão acerca da necessidade de uso da mídia impressa nos cursos e programas de formação de professores na modalidade a distância, bem como indica fatores que possibilitam a ressignificação do uso da referida mídia em EaD como fator de in-clusão dos sujeitos que não têm acesso à rede conectada WWW, os considerados “sem-modem”
- ItemA Pedagogia do Candomblé: aprendizagens, ritos e conflitos(2006-11-01) Conceição, Lúcio André Andrade daEste trabalho tem como objetivo investigar as bases estruturantes da Pedagogia presente no cotidiano de uma Roça de Candomblé – O Ilê Axé Obanã, situado em Lauro de Freitas/Ba, dirigido pelo Babalorixá Flaviano dos Santos. A partir da minha vivência no culto e dos estudos na especialização, afirmo que o conflito inicial daqueles que desejam tornar-se membro acabam sendo desconstruídos na dinâmica do lugar. Daí surge a questão: porque e como isto acontece? A hipótese é que o Candomblé possui em sua dinâmica interna, uma Pedagogia que lhe é própria, singular que se diferencia da Pedagogia praticada nas escolas. Entendo educação como pratica social desenvolvida em um tempo e lugar, que se fundamenta em uma teoria pedagógica. No caso do Candomblé, esta teoria tem seus princípios no conhecimento herdado de seus antepassados africanos, os quais contribuirão na configuração da cultura afro-brasileira. No entanto, este legado ancestral será melhor preservado no âmbito do culto, enfrentando discriminações, preconceitos e distorções que marcam nossa história social. Isto, de certa forma, orientou a educação na Roça para a preservação de suas tradições. Neste esforço, o processo de perpetuação e transmissão de saberes, eminentemente dinâmico da Roça vai explorar, através das suas formas simbólicas (THOMPSON, 1995), uma dimensão educativa que toma de empréstimo alguns pressupostos presentes na Pedagogia Simbólica de Byington (1995) como, por exemplo, a não dicotomia dos aspectos objetivos e subjetivos da existência humana. Usando de uma metodologia baseada na investigação densa sobre a cultura do lugar, interpreto três ações ocorridas no Ilê Axé Obanã visando extrair significados educativos, na expectativa de poder tecer proposições para a educação formal no âmbito da educação pluricultural.
- ItemCadernos de educação do projeto de extensão pedagógica do Ilê Aiyê: um precursor das diretrizes curriculares da lei 10639/03?(2007) Perin, Rosemary Rufina dos SantosEste trabalho é o produto da dissertação de mestrado denominado “Os Cadernos de Educação do Projeto Extensão Pedagógica do Ilê Aiyê: Precursores das Diretrizes Curriculares Nacionais da lei 10.639/03?1 ”. Buscamos investigar se os Cadernos de Educação do Projeto de Extensão Pedagógica do Ilê Aiyê podem ser considerados os precursores das Diretrizes Curriculares Nacionais da lei 10639/03, analisando o histórico que funda a Associação Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê e consequentemente, os Cadernos de Educação do Projeto de Extensão Pedagógica do Ilê Aiyê. Foram identificados os seus temas mais relevantes para as Diretrizes Curriculares Nacionais da lei 10639/03, no intuito de apontar se os conteúdos dos Cadernos de Educação do Projeto de Extensão pedagógico do Ilê Aiyê podem trazer contribuição para essas Diretrizes. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, na qual foi utilizada a técnica de análise de conteúdo e documental. Foram realizados o levantamento, bibliográfico, analise e interpretação dos conteúdos significativos dos cinco Cadernos do Ilê Aiyê. Os cadernos selecionados foram: o primeiro Caderno “Organizações de Resistência Negra” publicado no ano de 1995, que traz como dado relevante os quilombos, em especial Zumbi dos Palmares, a Frente Negra Brasileira, Filhos de Gandhi, Apaches do Tororó; O terceiro, “Zumbi 300 anosIlê Aiyê 21 anos” de 1996, como dado relevante tem a História de vida de Zumbi dos Palmares através do concurso artístico cultural promovido pelo PEP, Projeto de Extensão Pedagógica do Ilê Aiyê; o volume IV “As Forças das Raízes” publicado no mesmo ano que o anterior, aborda o Universo do Candomblé; O V, “Perolas Negras do Saber”, aponta varias celebridades negras na Religião, Política, Artes, Ciência, Educação e Esportes. O ultimo Caderno “Malês a Revolução”, em 2003, trata da influência da religião muçulmana, da revolução, seus participantes, o decorrer da revolução e o desfecho da mesma. Buscamos contribuir para o debate em torno da inclusão do Estudo da História da Cultura afro brasileira na Educação Básica. Os cadernos surgem no intuito de mostrar a História e a cultura africano - brasileira. Estes cadernos foram escolhidos devido à relevância dos seus temas que contribuem para a Cultura e História do povo africano e afro - brasileira. Enfim, podemos considerar que os cadernos são precursores das diretrizes curriculares nacionais por se tratar de um material singular que aborda a temática da civilização afro - brasileira, que já existia antes das diretrizes, embora não fosse o único. A partir deles muitos outros surgiram no intuito de contribuir para a temática da história e cultura afro - brasileira
- ItemA Criança Como Sujeito de Direito: As Interfaces das Instituições Comunitárias nas Políticas de Educação Infantil(2007) Araújo, Ana Lúcia Soares da ConceiçãoO presente trabalho se constitui em uma proposta de investigação do mestrado de Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia, da linha Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável. O objeto de estudo são as creches comunitárias que emergem de associações de bairro, focalizando as políticas públicas de Educação Infantil, buscando analisar a relação dessas instituições com as ações governamentais do município de Salvador, bem como as formas de intervenção da população no intuito de possibilitar o acesso e permanência das crianças de 0 a 06 anos nesse nível da educação básica. A escolha por essa faixa etária se deu por perceber constantes iniciativas dos moradores do bairro São Caetano (bairro periférico da capital) em prover o cumprimento do dispositivo legal do direito à educação da criança pequena. O percurso metodológico foi alicerçado em interpretação dinâmica da realidade, observando nos fatos as contradições e influências históricas, econômicas e sociais na compreensão do fenômeno estudado. Os procedimentos que ajudaram a compreender as implicações e fronteiras entre o papel do Estado e as instituições comunitárias na consecução das políticas de Educação Infantil foram entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os sujeitos da pesquisa que colaboraram com o processo investigativo foram gestores dos órgãos públicos vinculados à Educação Infantil, representantes de ONG’s, líderes da associação, profissionais e crianças das instituições comunitárias que auxiliaram na tessitura de como vem sendo implementado o acesso, expansão e a permanência das crianças nas creches e pré-escolas comunitárias. Como resultado constatou-se que a (re) configuração atual do papel do Estado tem mantido a transferência de responsabilidade para o âmbito privado na expansão da Educação Infantil no Município, caracterizado por um serviço que não atende às especificidades da infância, funcionando como antecipação do Ensino Fundamental ou como um espaço que “guarda” as crianças enquanto os membros da família cumprem a jornada de trabalho. Ademais, apesar de as instituições comunitárias assumirem parcela da educação das crianças de 0 a 06 anos das camadas menos favorecidas do Município de Salvador, existe uma descontinuidade no repasse dos recursos e a falta uma política pública de formação para os professores dessas instituições tem gerado um despreparo profissional que afetam os direitos fundamentais básicos da criança.
- ItemTrajetória educacional e ambiência afirmativa no acesso de estudantes negros superselecionados à pós-graduação(2007) Sousa, Romilson da SilvaEste trabalho é o resultado de uma investigação sobre o acesso de estudantes negros à pós graduação. Vários são os fatores que dificultam esse acesso, entretanto, um fator, a sua condição racial, pesa de maneira especial, fazendo com que chegar e entrar na pós-graduação estejam diretamente relacionados a sua trajetória educacional e à ambiência acadêmica do programa de pós-graduação ao qual este estudante deseje entrar. O sistema de ensino, impactando sobre esses aspectos, seleciona e prefere estudantes que tenham incorporado certa herança educacional e identificação com determinadas dimensões culturais da pesquisa científica, excluindo e eliminando outros. Sendo assim, a pós-graduação tende a ratificar, legitimar e reproduzir privilégios sociais, culturais e étnico-raciais no acesso à pesquisa. Desse modo, para o estudante negro, diante de suas condições no sistema de ensino, desejar a pós-graduação é trabalhar com uma improbabilidade, haja vista o número de estudantes negros mestrandos e doutorandos, no Brasil. São muito raros os estudantes negros que, rompendo inúmeras barreiras, alcançam o ensino superior, concluem com êxito esse estágio e chegam à pós-graduação. No entanto, um programa específico de pós-graduação, o PEC/UNEB, chama atenção pela forte presença de estudantes negros cursando mestrado. Nosso objetivo, nesse trabalho consiste em identificar os fatores que contribuem para a presença de estudantes negros na pós-graduação, tomando como espaço empírico o Programa de Educação e Contemporaneidade – PEC da UNEB. Para dar conta de nossa investigação, utilizamos uma metodologia de pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico, fundamentada na multireferencialidade, adotando como procedimento a analise documental dos memoriais dos estudantes negros, aprovados nos anos de 2001 a 2006 no Programa, o grupo focal e os documentos do PPGEduC /UNEB. A pesquisa evidenciou elementos que contribuem para a presença de estudantes negros nesse espaço, tais como: a existência de uma política de ações afirmativas na Instituição, as características do próprio programa, com uma linha de pesquisa particularmente sensível aos interesses dos estudantes pesquisados, representados pelas desigualdades raciais e afirmação da presença da cultura negra na educação, além das trajetórias educacionais dos estudantes, que foram considerados superselecionados