Campus II - Departamento de Linguística, Literatura e Artes (DLLARTES) - Alagoinhas
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- ItemResistências poéticas e humanização em contornos confessionais: notas melancólicas da lírica de Robert Lowell(2022) Alcântara, Cassiane dos SantosNas sociedades atuais, em seus fluxos e constantes movimentos, a poesia já não é mais tão percebida entre os indivíduos; aspecto que nos faz pensar numa suposta desarmonia entre a poesia e as práticas sociais. Assim sendo, desse tensionamento diário, entre a rudeza e a selvageria do cotidiano e a capacidade estética da palavra poética, o homem se reconecta com o mundo – pelo lento e contínuo processo de humanização. Por esse olhar, a presente pesquisa articula a resistência poética por meio da humanização através de notas de melancolia, como elemento lírico, em perspectivas confessionais, expressas na dicção poética de Robert Lowell (1917-1977). Nesse sentido, objetiva-se investigar como a melancolia aciona aspectos da humanização e, consequentemente, a potencial resistência poética da escrita confessional de poemas selecionados do livro Life Studies de Robert Lowell. Para tanto, a metodologia bibliográfico-documental é ampara para o desenvolvimento desta pesquisa, de abordagem qualitativa que empenha em sua fundamentação teórica os seguintes pensadores: Bosi (2000), que norteará a discussão sobre resistência poética; Candido (2010), cujas reflexões sobre humanização são muito bem-vindas; Freud (2016) e Santos (2009), que trarão contribuições importantes referentes à melancolia; Nelson (2013) e Phillips (1973), que consideram sobre os aspectos estéticos da poesia confessional. Por fim, os resultados evidenciam que os traços melancólicos da poética de Lowell funcionam como resistências poéticas e confessionais salutares para o próprio entendimento humano e do mundo - em suas constantes transformações.
- ItemCurrículos dos cursos de letras para formação docente: educação inclusiva e o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais(2022-07-19) Gentil, Maeli MenezesNos últimos anos, segundo as pesquisas realizadas pelo Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE) em 2022, foi possível perceber um aumento na quantidade de alunos com necessidades educacionais especiais. Um resultado claro das conquistas e lutas por uma educação mais inclusiva no Brasil. Como mediador de uma disciplina que faz parte do currículo da educação básica, o professor de língua inglesa precisa estar apto para lidar com as dificuldades enfrentadas durante o processo de aprendizagem desses alunos. Levando em consideração o contexto acima, uma pergunta surge: Como o processo de formação de professores tem proporcionado a instrução adequada para lidar com alunos que possuem necessidades educacionais especiais em sala de aula? Desse modo, o objetivo geral é conhecer o processo de formação de professores do curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa em universidades públicas brasileiras, através dos currículos. Observando como é a abordagem do ensino inclusivo na formação de docentes de língua inglesa. Portanto, esse trabalho tem como objetivos específicos: Investigar e conhecer, de forma mais concreta, os fluxogramas e ementas dos cursos de Letras Inglês das universidades estaduais e federais das capitais dos Estados do Nordeste Brasileiro. Além disso, pesquisar meios extracurriculares oferecidos pelas universidades para formação docente relacionada à educação especial. Assim sendo, o presente estudo será bibliográfico-documental de caráter exploratório. A partir de um levantamento de algumas universidades observadas, foi possível perceber que grande parte das estruturas curriculares das universidades analisadas não possuem componentes curriculares referentes à educação inclusiva nomeadamente, nem, abordam de modo superficial ou indireto em disciplinas que permitem uma abertura para discussão de temáticas diversificadas. Com base nos estudos sobre Educação Inclusiva, Formação de Professores de Língua Inglesa, Currículo das Universidades Públicas, a pesquisa abordará aspectos da formação docente referente ao ensino de grupos com necessidades especiais. Ademais, observou-se cursos de formação extracurriculares que dessem conta da necessidade de abordagem no âmbito da educação inclusiva para formações específicas, como no caso dos professores de Língua Inglesa.
- ItemCinema, literatura e processo de humanização: apontamentos reflexivos através da obra fílmica Corpse Bride, de Tim Burton(2022-07-21) Sales, Polliana BatistaA presente pesquisa teve por objetivo compreender as possibilidades reflexivas do processo de humanização inseridas no filme Corpse Bride (2005), de Tim Burton. Para tanto, optou-se pela modalidade de pesquisa bibliográfico-documental de caráter exploratório para o desenvolvimento do trabalho. Assim, buscou-se através de leituras contextuais da obra fílmica o levantamento e análise de categorias conceituais que orbitam a relação entre literatura e cinema, a fim de evidenciar como a linguagem artística cinematográfica articula a representação humana e suas práticas sociais, por meio da análise das estruturas narrativas da obra Corpse Bride (2005) e de análises críticas que identifiquem e caracterizem os propósitos do lento e contínuo processo de antropomorfização, este entendido como um processo de confirmação de traços essenciais ao que concerne ao humano. Nesse sentido, os pressupostos teóricos dialogam com Lukács (1970) e Candido (2011) para compreensão dos propósitos da humanização; Martin (2005) e Stam (2003) para elucidar acerca do cinema e da análise fílmica, assim como, Foucault (2000) e Antoine Compagnon (2012) como fundamentação às articulações da representação ficcional. Por esse percurso, os resultados apresentados ampliam as noções do texto literário através da diversidade que perpassam distintos campos artísticos e áreas de conhecimento.
- ItemYoutube e educação: vídeos tutoriais como suporte mediador para o ensino e aprendizagem da língua inglesa(2022-08-25) Santiago, Wellington PereiraEste trabalho teve como objetivo geral analisar as potencialidades de vídeos tutoriais do canal English in Brazil by Carina Fragozo e do canal English Yourself, caracterizando, comparando e problematizando como espaço para ensino e aprendizagem da língua inglesa. Foram utilizados três vídeos tutoriais dos canais como objeto de investigação da pesquisa, a fim de descobrir os limites de espaço de alcance desses vídeos, as didáticas abordadas pelas professoras youtubers, e os elementos que mostram potência para considerar os vídeos como suporte para o ensino e a aprendizagem do inglês. Para tanto, a problemática desta pesquisa buscou responder a seguinte pergunta: Existem elementos potenciais nos vídeos tutoriais do canal English in Brazil by Carina Fragoso e do canal English Yourself que se configuram num espaço de ensino e aprendizagem da língua inglesa? E para isso, o presente trabalho seguiu com uma abordagem metodológica de uma pesquisa documental-bibliográfica, com o paradigma de abordagem de cunho qualitativo, cuja natureza foi exploratória e descritiva. Os vídeos foram analisados individualmente, caracterizados e classificados em tabela seguindo os critérios de reusabilidade, adaptabilidade, acessibilidade, durabilidade e interoperabilidade presentes no conceito de objetivos de aprendizagem. Também, fez-se necessário considerar outras pesquisas no ramo das TDIC’s; Youtube e educação; vídeo tutoriais e ensino e aprendizagem de língua estrangeira, além de o conceito de Objetivos de Aprendizagem como suporte para análise de dados, que ocorreu por meio da análise de conteúdo. A fundamentação teórica contou com autores, tais como: Morán (1995), Leffa (2003), Hodgins (2002), Leffa e Irala (2012), Paiva (2001) e outros. Por fim, concluímos que é possível os tutoriais de vídeos dos canais atuarem de maneira que possa servir como material mediador que gera suporte para o ensino e a aprendizagem da língua inglesa, tanto em ambiente presencial como remoto, uma vez que apresenta um didática lúdica e se constitui em um objeto de aprendizagem capaz de garantir uma reusabilidade e adaptabilidade em variados contextos, uma acessibilidade que permite ao telespectador a autonomia de aprendizagem de habilidades mais do que a proposta pelo conteúdo dos vídeos, além de uma durabilidade e uma interoperabilidade que permite seu uso em qualquer lugar do mundo.
- ItemLemonade: ritmos, vozes e pertencimento negro(2022-08-25) Santos, Marcel Pereira de AraujoNeste Trabalho de Conclusão de Concurso, serão analisadas enquanto performances negras duas canções do álbum Lemonade, de Beyoncé, lançado em abril do ano de 2016, uma vez que a obra apresenta abordagens relevantes e pertinentes para discussões em torno do racismo, feminismo, afirmação cultural e pertencimento. A motivação científica se dá por uma inquietação pessoal, cuja finalidade é sublinhar a importância da voz, corpo e pensamento enquanto memória negra na obra em questão. A análise proposta sobre canções do álbum Lemonade enfoca o discurso presente nas canções Formation e Freedom, que pautam a questão racial. Como objetivos secundários, pretende-se avaliar as correlações desses discursos com o feminismo negro, contextualizar historicamente a reflexão, ressaltando o diálogo filosófico e político com os ideais do Partido dos Panteras Negras e de movimentos consequentes, como Black Lives Matter, salientando o discurso de afirmação e pertencimento no álbum musical. Para isso, serão imprescindíveis os vieses de reflexão teórica sobre raça e sociedade em Angela Davis (1981), Grada Kilomba (2019) e Keeanga-Yamahtta Taylor (2016). Adotar-se-á a pesquisa bibliográfica como metodologia de cunho qualitativo, de caráter exploratório sobre o objeto ressaltado e foco destacado, as duas canções presentes no álbum Lemonade. Como fonte de pesquisa, foram utilizados capítulos de livros, seções de teses e dissertações, arquivos jornalísticos disponíveis digitalmente, com seleção e fichamento dos mesmos, bem como produção de resenhas críticas, que serviram como base para o texto deste trabalho.
- ItemLeituras e compreensões do gênero textual charge no Ensino Médio: propostas de desenvolvimento de habilidades leitoras nas aulas de inglês(2022-08-25) Santos, Naines Naiara dosEssa pesquisa tem como objeto científico leituras e compreensões do gênero charge e apresenta uma proposta para o desenvolvimento de habilidades leitoras visando à formação do leitor crítico nas aulas de língua inglesa. A charge está correlacionada com a estruturação de um conhecimento mais crítico, o que nos levou a questionar qual seria a sua contribuição por meio de estratégias de compreensão leitora para uma turma de ensino básico. Buscamos explorar o referido gênero textual considerando suas funções sociais e potencial para o desenvolvimento de habilidades leitoras, para tanto, utilizamos bases metodológicas convergentes com a abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa bibliográfico-documental propositiva. O enfoque bibliográfico exploratório mapeou alguns artigos, monografias, dissertações e teses na busca por conhecimentos relativos às funções e relevância do gênero textual charge e da habilidade leitora, analisando resultados de pesquisas que se concentraram em estudos sobre a potencialidade da charge de provocar no leitor reflexões críticas. Realizamos, também, produção de informações a partir de considerações apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). No que se refere ao referencial teórico, recorremos aos estudos de Kleiman (2008) com compreensões sobre práticas de leitura; Marcuschi (2008), que discute a diversidade de gêneros textuais; Leffa (1996), por contextualizar o ensino-aprendizagem de língua inglesa; Freire (1996), (2011), que traz a abordagem do leitor crítico; Menezes (2019), Silva (2011) e Dantas (2021), com o enfoque sobre leitura crítica de charges. Os resultados científicos mostram caminhos para se construir possibilidades de provocar o estudante de inglês a se constituir um leitor crítico da realidade que lhe é apresentada.
- ItemA construção da identidade da criança negra em Sulwe, de Lupita Nyong'o(2022-09-12) Luciano, Emanuele Micaele ChavesEste artigo reflete a importância de utilizar a literatura como meio de dialogar com crianças sobre sua relação com sua autoimagem. Para tanto, esta pesquisa tem como foco discutir sobre a representatividade negra na literatura infantil a partir da obra Sulwe (2019), com autoria de Lupita Nyong’o. Caracterizada como de natureza qualitativa e bibliográfico-documental, terá como objetivo geral estudar o livro infantil Sulwe a fim de compreender como a identidade da personagem principal é formada. Como objetivos específicos, destacamos: (i) discutir como o racismo impacta na constituição identitária do negro; (ii) caracterizar a personagem principal; e (iii) estabelecer diálogo entre a construção identitária da personagem infantil na obra estudada e o trabalho pedagógico que pode ser feito com objetos literários voltados ao público infantil, a fim de que este se encontre representado na literatura e no contexto escolar. Para substanciar a pesquisa foram consultados teóricos que discutem as problemáticas que envolvem a obra escolhida, a exemplo de Stuart Hall (2006) com o conceito de identidade; Munanga (2009) com o conceito de negritude; Beth Brait (1985) e Gancho (2001) com explanações a respeito de como caracterizar uma personagem; ainda Coelho (2002) quanto à importância da literatura infantil na escola; e no que diz respeito à representatividade negra na literatura infantil, utilizamos os textos de Jovino (2006), Nazaré et al. (2020), Lima (2005) e Ferreira (2017).
- ItemNovas tecnologias digitais no ensino contemporâneo de língua inglesa: uso de plataforma Pixton para desenvolvimento da habilidade de Writing(2022-09-17) Pinto, Ívis Dias de SouzaO presente trabalho teve como objetivo geral avaliar o uso de novas tecnologias digitais no ensino de língua inglesa (LI) para o desenvolvimento da habilidade escrita (writing) através da plataforma Pixton e considerar como ela auxilia no desenvolvimento da autonomia bem como no uso da criatividade na aprendizagem de LI na educação básica. Justifica-se a realização desta pesquisa, tendo em vista que, com a presença de algumas carências no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, principalmente no desenvolvimento da escrita (writing) diversas maneiras de como mudar os métodos de ensino para que os alunos consigam evoluir nessa habilidade em LI vem sendo pensada ao longo dos anos, pois, uma vez que os alunos se sentem inseridos na língua de uma forma mais dinâmica e ilustrativa, podem ficar à vontade para a resolução das atividades propostas. Para um melhor entendimento e aprofundamento nesta pesquisa, Larsen-Freeman (2011), Moran (2015) Siemens (2004) e Araújo (2021) e outros foram importantes para a construção teórica. Na esfera metodológica, Gerhardt e Silveira (2009), Richards e Renandya (2002), Villas Boas (2017) e Gil (2008) contribuíram em traçar caminhos desta pesquisa, a saber que seguiu a trajetória de punho bibliográfico-documental numa abordagem qualitativa, e Gerhardt e Silveira (2009) para os estudos de dados obtidos através do diário da prática pedagógica. A pesquisa trouxe contribuições importantes para a área de ensino da escrita com a inclusão das novas tecnologias digitais na educação básica.
- ItemSubtitling: aprendizagem de língua inglesa a partir de processos tradutórios de legendas(2022-11-08) Pessoa, Wesley Vinicius Oliveira dos SantosEsta monografia busca estudar e analisar os processos tradutórios de legendas como dispositivo de ensino-aprendizagem de língua inglesa por estudantes em formação do Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II, Alagoinhas. Neste viés, as questões voltadas à Tradução e Legendas serão teoricamente amparadas pelos pressupostos de Díaz Cintas e Remael (2006), a pensar a legenda como elemento de troca de signos linguísticos sociocultural e os processos tradutórios que ocasionam a aprendizagem de língua inglesa; as contribuições de Siqueira e Barros (2013) para entendermos a perspectiva intercultural no ensino de línguas mediante as narrativas e experiências dos professores durante o ato do processo tradutório das legendas; Mello (2005), contribuindo para melhor compreendermos o tradutor como produtor de significados da cultura de partida para cultura de chegada e, sob à luz de Nobre (2013) ao contribuir sobre às escolhas tradutórias e o uso de legendas em aulas de língua estrangeira. A pesquisa realizada é de abordagem qualitativa, com orientação nos fundamentos da Pesquisa Colaborativa defendida por Ibiapina, Bandeira e Araújo (2016), e, também, se caracteriza como uma pesquisa de campo. Nesse sentido, é uma abordagem que busca construir saber através da cooperação entre o pesquisador e os colaboradores participantes da pesquisa, afim de fomentar mais discussões e conhecimentos para diversas áreas de estudo. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar e analisar os processos tradutórios na construção de legendas por estudantes de graduação, sendo os objetivos específicos: promover oficinas de legendagens para os colaboradores em graduação; o levantamento de dados a partir de questionário referente a experiência dos colaboradores durante o ato tradutório; e, em a análise e descrição dos processos tradutórios das legendas produzidas pelos colaboradores.
- ItemClube do livro e letramento literário: a empatia na leitura de obras ficcionais(2022-11-08) Assunção, Wélida Cristina de Souza MunizEste artigo propõe-se a apresentar os resultados de uma pesquisa prática de abordagem quali-quantitativa que busca compreender os efeitos que o compartilhamento da leitura de romances pode gerar na empatia dos leitores no que diz respeito a temáticas como a representação do racismo, da depressão e da violência doméstica. Para a realização da pesquisa foram identificadas as potencialidades das obras para a abordagem dos temas a serem tratados. Uma vez selecionadas, elas foram usadas nas discussões para expandir a temática, tendo como apoio outros tipos de textos tais quais memes, tirinhas e reportagens. Assim, visamos interpretar os dados coletados nos encontros, dando especial atenção à reação dos participantes durante as discussões. Foram três as reuniões do Clube do Livro, duas com alunos do primeiro semestre do curso de Inglês da UNEB Campus II, Alagoinhas, e uma com o Clube do Livro de Alagoinhas. Foram três as obras abordadas, cada uma delas tratando de uma problemática social; O ódio que você semeia (2017), de Angie Thomas fala de racismo, É assim que acaba (2016), de Colleen Hoover trata da violência contra a mulher, e As mil partes do meu coração (2018), de Colleen Hoover aborda a depressão na adolescência. Para a análise e interpretação dos dados usamos como apoio os estudos de Currie (1995); e Goldman (2009) embasando questões de imaginário; Djikic, Oatley e Moldoveanu (2013) e Oatley (2012) que tratam sobre empatia na leitura; e Cosson (2014) que aborda o clube do livro. Oferecendo textos de ficção e não-ficção, pretendeu-se, por meio do letramento literário, que o participante do clube do livro ampliasse a noção do texto ficcional, através de conexões intersubjetivas do que se vive na realidade, sobretudo, pela perspectiva da empatia.
- ItemRelações de autoridade e autoritarismo no contexto escolar em Harry Potter e a ordem da fênix: uma análise sobre Dolores Umbridge(2022-11-08) Santos, Gleisa Bruna PintoTer autoridade é quando a pessoa “obedece” sem opressão, ser autoritário é abusar do seu poder coercitivo. O presente artigo propõe compreender como acontece as práticas pedagógicas adotadas por Dolores Umbridge no convívio-escolar em Hogwarts e suas práticas como professora no quesito autoridade e autoritarismo, com o intuito de investigar o contexto escolar em Harry Potter e a Ordem da fênix (2015); explorar as práticas pedagógicas da personagem e estabelecer reflexões teóricas sobre como ocorre esse processo de autoridade e autoritarismo nas cenas escolares. Para tanto, utiliza-se Freire (1987, 1996), Foucault (1999) e Novais (2004) como referencial teórico. Esta produção é uma pesquisa de análise literária e se debruça na metodologia bibliográfico-documental, de cunho analítico e descritivo.
- ItemDe Cronotopo e Topoanálise: apontamentos e leituras possíveis da obra Outlander: a viajante do tempo, de Diana Gabaldon(2022-11-08) Reis, Thainá SoaresNo campo dos estudos literários, o elemento narrativo espaço teve sua aplicabilidade limitada no que concerne ao discurso narrativo a estruturar o lócus da diegese ficcional. Dito de outra forma, o adensamento teórico-literário deste elemento acontece de modo ainda restrito. Já o elemento temporal, por outro lado, foi bastante teorizado, não apenas no campo literário, mas, também, pela filosofia, matemática, entre outras áreas do conhecimento. Por este olhar, a presente investigação tem como objetivo estabelecer diálogos possíveis que aloquem o espaço e suas instabilidades teóricas pelos contornos do cronotopo e da topoanálise, sobretudo, de modo a compreender como a espacialidade influencia as tomadas de decisões da personagem, Claire Beachump, na obra literária Outlander: a viajante do tempo (1990), de Diana Gabaldon, objeto de estudo desta investigação - de base metodológica bibliográfica que privilegia leituras contextuais da obra. Para tanto, esta análise se apropria dos pressupostos teóricos de Bakhtin (2018), (1988), a fim de estabelecer uma lógica do cronotopo, pelo viés de indissociabilidade entre os elementos narrativos tempo-espaço, bem como pela noção da topoanálise à luz de Borges Filho (2015), através do percurso espacial por considerar que neste há inferências não só psicológicas, mas, de igual modo, sociológicas, filosóficas e estruturais.
- ItemEstratégias para o desenvolvimento da pronúncia da língua inglesa por sujeitos cantores através da música(2022-11-08) Improta, IracemaO presente trabalho centra-se nos estudos do ensino-aprendizagem da Língua Inglesa e apresenta como objeto de estudo o desenvolvimento da pronúncia da LI através do uso da música, tomando como base a abordagem do Inglês para Fins Específicos (English for Specific Purposes – ESP) e tendo como alicerce a concepção do Inglês como Língua Franca (ILF). Esta pesquisa buscou compreender se é possível e como instrumentalizar estudantes na prática da pronúncia em LI para fins específicos com o auxílio de exercícios fonético-fonológicos a partir do uso da música, considerando um grupo de cantores como aprendizes hipotéticos que desejariam utilizar a língua inglesa em suas apresentações, ainda que afastados do contexto escolar. Para tanto, tornou-se necessário utilizar uma metodologia baseada nos conceitos da pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa (LAKATOS, 2003) e (LUBISCO, 2019). Fundamentou-se teoricamente na concepção do ILF, apoiando-se nos trabalhos dos pesquisadores Jenkins (2009) e Siqueira e Barros (2013); no campo de estudos do ESP, considerando os teóricos Hutchinson e Waters (1991) e Paltridge e Starfield (2013); pautou-se no levantamento bibliográfico sobre a motivação da aprendizagem da LI, com base em Vilaça (2010; 2008); e baseou-se em uma revisão de literatura que descrevesse estudos que apresentam estratégias metodológicas para a aprendizagem da pronúncia, através das habilidades de speaking e listening ou de práticas fonético-fonológicas, em diversos contextos de ensino; e estudos que indicam a música como instrumento didático no ensino-aprendizagem da LI. Partindo deste direcionamento teórico, este estudo objetivou, primordialmente, apresentar e descrever estratégias de como desenvolver a pronúncia da LI com o uso da música como ferramenta de ensino-aprendizagem em contexto específico, considerando sujeitos cantores. Como objetivos específicos, procurou-se: i. reunir estudos que apontem estratégias para o desenvolvimento da pronúncia da língua inglesa; ii. elencar práticas ou exercícios que possam auxiliar na aprendizagem da pronúncia da LI, através do uso da música; e iii. elaborar uma síntese de aspectos que reforcem a importância da música como instrumento didático na aprendizagem da pronúncia da LI por sujeitos cantores. Com a apresentação e discussão dos dados, observou-se que é possível instrumentalizar sujeitos cantores na pronúncia da LI através da música como ferramenta didática, mas elaborando um design que pondere as diferenças contextuais e individuais no processo de ensino-aprendizagem e que privilegie o alcance pela inteligibilidade através das canções.
- ItemA sequência didática no ensino de língua inglesa para educação infantil: o vídeo como recurso intercultural(2022-11-08) Lima, Rebeca de SousaAs mídias de comunicação se tornam cada vez mais necessárias para o cotidiano do ser humano. Devido às novas demandas exigidas por conta do surto do novo coronavírus (COVID-19), essas mídias assumem, então, função imprescindível para as sociedades, e servem de instrumento para a viabilização da educação. Dada a escassez de materiais e recursos voltados ao ensino de Língua Inglesa nos anos iniciais de uma criança, a pesquisa propõe o uso do recurso vídeo como auxiliar na introdução da língua inglesa para esses indivíduos. Devido à faixa etária dos grupos da educação infantil, as impossibilidades de ações presenciais por conta das leis de isolamento, a pesquisa não foi aplicada, tratando-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental. Esse artigo, cuja abordagem é qualitativa, propõe refletir a relevância de sequências didáticas (SD) apoiados no uso de vídeo como recurso intercultural com possível eficácia para o ensino de Lingua Inglesa na educação infantil, para crianças de 03 a 05 anos de idade, em um contexto pandêmico. Para tanto, elaboramos uma SD, como objeto de análise desse estudo utilizando quatro vídeos como base, para o desenvolvimento de uma unidade temática na Educação Infantil, utilizando-se de pressupostos teóricos que discutem as Metodologias de Ensino (XAVIER, 2009; BROWN, 1994; KUMARAVADIVELU, 1994), a Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY 2013; ANACLETO; CAMARGO, 2018; ZABALA, 1998), e por meio dos documentos regentes à Educação Infantil no Brasil: (RCNEI, 1998; BNCC, 2017).
- ItemAprendizagem da língua inglesa tatuada no corpo: leitura e compreensão dos sentidos das tattoos(2022-11-08) Valverde, Raissa Maria de SantanaEsta pesquisa tem como objetivo compreender como os significados obtidos por tatuadores, tatuados e outros leitores de expressões em português tatuadas no corpo podem favorecer o aprendizado da linguagem. A preocupação científica surge a partir da constatação de uma crescente popularização das tatuagens expressas em língua estrangeira no Brasil e no mundo, que mobilizou as pessoas a aprenderem sobre o uso da língua inglesa na perspectiva do inglês como Lingua Franca, além da leitura convencional e escrevendo. O estudo desencadeia categorias teóricas, tais como: aprendizagem da língua inglesa, tatuagens, leitura e produção de significados e leitura e compreensão em inglês, inclusive serão desenvolvidas em diálogos teóricos com Crystal (2003), Jenkins et al., Rajagopalan (2005), Le Breton (2002, 2006), Wohlrab et al. (2006) e Ferrari (2016), Berger (2016), Koch (2002, 2006 e 2008), (2011), Orlandi (2010), Pérez (2006), Leffa (1996) para interpretação e análise dos elementos inerentes a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de campo, a ser desenvolvida com profissionais e entusiastas da tatuagem, com abordagem qualitativa, inspirada nos pressupostos da Etnopesquisa crítica, de caráter exploratório, em que serão acionados e explorados dispositivos de revisão, leituras e narrativas dialógicas. Especificamente, o estudo busca compreender as motivações que levam as pessoas a se tatuarem com expressões em inglês; analisar os significados das tatuagens em inglês por tatuadores, pessoas tatuadas e vários leitores; destacar e analisar, a partir dos depoimentos dos responsáveis, como as tatuagens podem promover o aprendizado da língua inglesa. Os resultados da pesquisa representam contribuições para os estudos de línguas estrangeiras com impactos nas inovações no processo de ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas.
- ItemDesafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira(2022-11-08) Almeida, Thiago Santana deEste estudo, cujo objetivo geral foi o de ampliar conhecimentos sobre desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira (ILE), consiste em uma Pesquisa de Fontes Secundárias com abordagem qualitativa, e teve como pressuposto orientador o de que a exploração de um relevante corpus da literatura especializada sobre o tema possibilitaria a ampliação de conhecimentos relativos à educação bilíngue, com potencial para contribuir para a formação de professores capacitados para atuar nessa modalidade educativa. As conclusões apontam para a confirmação do pressuposto, uma vez que importantes desafios relativos à temática pesquisada foram revelados, a saber: lacuna existente nos cursos de formação de professores, relativamente ao oferecimento de componentes curriculares diretamente relacionados à educação bilíngue; alto nível de complexidade da formação exigida para a docência na educação bilíngue; dificuldade de acesso à formação continuada específica dessa modalidade educativa; especificidades nos currículos dos diferentes tipos de escolas que oferecem educação bilíngue no Brasil; e, necessidade de ampliação de conhecimentos relativos às questões ideológicas que permeiam o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.
- ItemMilton & Holden: caçadas no campo de centeio – representações e buscas de si(2022-12-15) Carvalho, Ariston Batista deEssa investigação tem como propósito realizar uma leitura contextual com nuances comparatistas entre a obra O Apanhador no Campo de Centeio, publicada em 1951, do escritor estadunidense Jerome David Salinger e o texto da canção brasileira Caçador de mim (1981), composta por Luiz Carlos Sá e interpretada por Milton Nascimento. A partir dessas obras, buscaremos compreender como a personagem principal do livro, Holden Caulfield, em suas demonstrações de rebeldia e insatisfação nos relacionamentos interpessoais, se aproxima do eu lírico apresentado em Caçador de mim em suas buscas intersubjetivas do ser e do estar no mundo. De tal modo, buscaremos relacionar similaridades, singularidades e referências possíveis em ambas as obras, bem como suas mensagens sobre a trajetória de cada ser. Para tanto, essa pesquisa se articula a partir da leitura crítico-analítica das obras, sob o escopo da metodologia bibliográfico-documental, com o suporte dos pressupostos teóricos da Literatura Comparada, Teoria literária e recepção crítica das obras empenhadas.
- ItemInflexões de Eros no universo fictício de admirável mundo novo: a sexualidade como fenômeno distópico(2023) Ramos , Naíse Paula SantosPor meio do condicionamento de Eros, as estruturas distópicas surgem na narrativa ficcional Admirável Mundo Novo (2014), de Aldous Huxley, de modo a evidenciar o controle social do Estado. Compreende-se que os universos literários distópicos possuem a sexualidade como um dos alicerces para a fundamentação das configurações sociais vigentes em seus domínios. Ante tais perspectivas, busca-se compreender as implicações literárias do fenômeno psicossocial eros, enquanto elemento constitutivo da diegese estudada. Por conseguinte, a presente pesquisa se articula através da metodologia bibliográfica, pelo escopo interdisciplinar de Nitrini (2010), que formula percepções sobre os entrelaces entre a Literatura Comparada e outras áreas do conhecimento. Deste modo, um esboço das facetas de eros foi construído, a fim de melhor entendê-lo, pelos diálogos mitológicos e filosóficos de Platão (2017); com demarcação para as abordagens psicológico-sociais de Freud (2011; 2019) e Marcuse (1968). Em seguida, foram identificadas as formas de condicionamento de eros presentes na sociedade do romance estudado, bem como elas se caracterizam enquanto mecanismos de controle das subjetividades. Por fim, foram explicitados alguns elos entre o impulso libidinal e a configuração distópica da obra. Tais processos demandaram leituras contextuais do romance, ao que concerne às inflexões do Eros nesse admirável universo ficcional – que ainda traduz muito das realidades contemporâneas.