Licenciatura em Pedagogia - DCH3
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- ItemMEDIAÇÕES SÍGNICAS DA BELEZA DA MULHER JOVEM NEGRA QUILOMBOLA(2018-12-12) AMORIM, ELIÃ SIMÉIA MARTINS DOS SANTOSO presente estudo busca compreender o conceito de beleza das mulheres negras quilombolas, considerando que neste século, novos padrões de beleza foram incorporados e a estética negra foi revisitada por força e pressão de grupos de resistência, hibridização das culturas e abertura ao mercado consumidor. Discute as concepções de beleza em alguns países do continente africano e costumes trazidos no processo de diáspora para o Brasil, assim como as mediações e mediações do consumo em duas comunidades quilombolas do semiárido baiano. A metodologia se pauta nos estudos da Semiótica de Peirce, em específico nas ciências normativas estética, ética e lógica. Também a etnografia e fotoetnografia dão fundamentos para compreensão dos elementos evidenciados na pesquisa em campo. As conclusões nos remetem à compreensão de que as mulheres negras quilombolas estão passando por um processo de transição e formação identitária, para isto os Movimentos Sociais Negros têm sido fundamentais e sobressaem-se aos apelos das mídias que ainda evidenciam os modelos brancos, magros e jovens em detrimento dos modelos negros, estes últimos aparecem minimamente, contribuindo, desta forma, para a perpetuação do racismo e injustiças sociais.
- ItemO uso do jogo pedagógico como estratégia de leitura para os alunos Do 2º ano do ensino fundamental anos iniciais(2021-07-06) NASCIMENTO, Brenda Carina Guimarães; SILVA, Adeilda Ana Martins daA presente pesquisa procura apresentar a importância da utilização de jogos pedagógicos como estratégia de leitura em sala de aula, envolvendo a ludicidade no processo de formação das crianças. Esse estudo teve como objetivo principal analisar de que forma o jogo pedagógico contribui para o processo de aprendizagem dos alunos no 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais na Escola Jardim em Juazeiro- BA. Além disso, nesse espaço também foi possível vivenciar o jogo que criei: Brincando e Rimando nessa mesma turma. Vale destacar que para o desenvolvimento e investigação dessa pesquisa, utilizei a abordagem denominada de qualitativa, optando pelo método fenomenológico. Quanto ao tipo de pesquisa, caracteriza-se como um estudo de caso. Ao que se refere as técnicas/procedimentos de coleta da pesquisa, fiz uso do questionário, observação participante e diário de bordo. Ao final da pesquisa foi possível observar que o jogo auxilia no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos, oferecendo a oportunidade da convivência com as regras, desenvolvendo também os aspectos emocionais, morais, sociais e cognitivos além de poder tornar o ensino mais dinâmico e envolvente.
- ItemA Classe Multisseriada na Ótica dos Docentes da Escola Municipal Manoel Cândido Pereira da Silva(2021-07-06) PAIVA, DANIELLE MENDONÇA PAIVAO presente trabalho apresenta uma discussão sobre a educação multisseriada, em particular na ótica de professores, que atuam nesse modelo de ensino, buscando compreender o que pensam a esse respeito; como se dá a organização pedagógica das escolas que adotam a multisseriação e como se dá o aprendizado por parte dos alunos, dentre outras questões. O foco do trabalho é a Escola Municipal Manoel Cândido da Silva, situada do município de Curaçá – Bahia e teve como objetivo geral: investigar as concepções de professores que concebem o trabalho pedagógico na turma de classes multisseriada na citada escola. E como objetivos específicos: compreender a presença histórica das classes multisseriadas na Educação Brasileira; identificar as classes multisseriadas existentes no município de Curaçá – BA; analisar as concepções docentes acerca das turmas multisseriadas, que atuam na questão; e descrever as práticas desenvolvidas por professores da Escola Multisseriada. O trabalho segue uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório e quanto ao método trata-se de um estudo de caso visto que possibilita a vivência de uma realidade e a apreciação de um determinado fenômeno. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário composto de dez questões abertas, enviado via whatsapp, para quatro sujeitos, a saber: uma professora, o gestor das escolas do campo, o Secretário de Educação de Curaçá-BA. A pesquisa bibliográfica mostrou aspectos como a história das classes multisseriadas e seus avanços na educação. De posse dos dados, foram analisadas as falas dos sujeitos, chegando-se à conclusão de que a escola no campo, principalmente a escola com classes multisseriadas, necessita de um currículo voltado para os valores próprios para o público envolvido e suas condições de cultura e local, assim como, seus professores necessitam de formações continuadas, que discutam o ensino multisseriado e os auxiliem dando subsídios para eles.
- ItemMETODOLOGIAS ATIVAS E O PROTAGONISMO DISCENTE NO ENSINO SUPERIOR E NO ENSINO REMOTO(2021-07-06) SANTOS, JEANDERSON DE JESUSO presente trabalho tem como objetivo investigar sobre as metodologias ativas, que surgem como uma das alternativas de dinamização das práticas de ensino e aprendizagem, ao propor a relevância e individualização dos discentes, possibilitando seu envolvimento e participação ativa na construção da autonomia e do próprio conhecimento - ao que se denomina protagonismo. Para tanto, tem como base os referenciais: Dewey (1979), Singer (2017), Bergmann & Sams (2018), Moran (2018) e entre outros, no desenvolvimento da pesquisa e compreensão da aprendizagem ativa, no planejamento, na avaliação, bem como a presença das tecnologias nos percursos praxiológicos que combinam com as abordagens. Nesse contexto, buscou, a partir das experiências e da proposta vivenciadas no campo Estágio Curricular Supervisionado IV, da Universidade do Estado da Bahia – DCH/CAMPUS III, compreender os encadeamentos do uso dessas estratégias de aprendizagem no Ensino Superior e no contexto do ensino remoto em que vivenciamos atualmente, centrando-se em apenas um tipo delas: A Sala de Aula Invertida. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com observação e pesquisa participante, sendo aplicada em campo de estágio em um minicurso de extensão, constando dezesseis participantes. A análise e discussão dos dados foram feitos com base nas ações desenvolvidas pelos alunos, e a experiência promoveu reflexões sobre o ensino em tempos de pandemia e a importância da inovação no ensino.
- ItemO OLHAR NARRATIVO DE ALUNAS DA MULTISSÉRIE: PERCORRENDO CAMINHOS, REVELANDO HISTÓRIAS(2021-07-06) SILVA, Cleidiane Ferreira da; SANTOS, Jozely Samara Cardoso; MARTINS, Adeilda Ana da Silva
- ItemMemorial de projeto experimental: Alunos com transtorno do espectro autista em escolas comuns: Conhecer para incluir(2021-07-07) SILVA, Dileane Oliveira; SILVA, Rayanne de Souza; BENEVIDES, Silvia Lucia LopesO Transtorno do Espectro Autista-TEA causa um atraso no desenvolvimento intelectual da criança, fazendo com que ela apresente dificuldades de interação social, comunicação, linguagem e padrões repetitivos de comportamento. Considerando o importante papel da escola no desenvolvimento dessas crianças, o presente trabalho teve como objetivo investigar os principais desafios enfrentados pelas escolas comuns para garantir a inclusão de alunos com TEA. Para isto, foi realizada uma pesquisa nos documentos oficiais que orientam os sistemas de ensino para inclusão dos estudantes com TEA no âmbito escolar e, para analisar situações concretas de sala de aula, foram eleitas como fonte, as pesquisas empíricas realizadas por Kubaski (2014), Sousa (2015), Santos (2016); Heradão (2020). Através da análise das pesquisas identificou-se como principais desafios da escola comum: a formação docente, implicação de toda equipe escolar no processo inclusivo, articulação dos profissionais da escola em torno dos processos inclusivos, adoção do ensino colaborativo, disseminação dos conhecimentos acerca do transtorno do espectro autista por toda a comunidade escolar e entorno. Estes resultados embasaram a construção de um produto, o Quiz Digital: Conhecer para Incluir, considerando ser o conhecimento a forma mais eficaz para combater as práticas discriminatórias e excludentes, ainda presentes, favorecendo o processo de inclusão dessas pessoas.
- ItemO recreio escolar como ampliação pedagogica de aprendizagem(2021-07-07) Chaves, Lidiana SouzaO desenvolvimento do ser humano é o aumento da capacidade do indivíduo em desempenhar funções cada vez mais complexas. Estudos demonstram que a instigação antecipada é fundamental para o amadurecimento do Sistema nervoso central, bem como para o aprimoramento de suas funções, pois a criança é um ser em constante fase de crescimento capaz de agir, interagir, descobrir e transformar o mundo, com habilidades, limitações e potencialidades. (MUSARD, 2009). Os jogos e brincadeiras tão presentes na rotina das crianças tem sido alvo de diversas pesquisas e demonstram o seu potencial na melhoria do pensamento crítico, reflexivo e ativo, enriquecendo seu senso de responsabilidade e cooperativismo, proporcionando também uma apropriação das funções cognitivas e sociais, bem como da imaginação e interação com outras crianças, contudo, o sistema escolar brasileiro muitas vezes não percebe essa interligação e limita as crianças de suas necessidades de movimento, expressão e de construção do conhecimento a partir do seu próprio corpo. O recreio é um dos poucos momentos que as crianças podem brincar de forma livre, é nesse curto período de tempo que eles têm a oportunidade de brincar, encontrar, conversar e interagir com outras crianças, sem que sejam cerceadas. Diante disso, o objetivo do trabalho foi investigar o recreio de escolas municipais de Juazeiro (BA) e a visão de alunos e professores sobre esse momento. Foi possível concluir que embora os professores entendam os inúmeros benéficos desse momento para o desenvolvimento dos alunos, ele ainda não é aproveitado da melhor forma.
- ItemMEMORIAL DE PROJETO EXPERIMENTAL: Os Aspectos Socioemocionais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental(2021-07-08) SANTANA, Ludmila Santos; SOUZA, Maria Aparecida RodriguesO presente trabalho tem como objetivo principal apresentar de que maneira os docentes do Ensino Fundamental I podem desenvolver experiências socioemocionais com os alunos de forma remota. Para tal, conceituamos essa modalidade de ensino nos aspectos legais, além da caracterização da criança de seis a onze anos de idade. Além disso, abordamos as experiências socioemocionais diante da visão de alguns autores. A partir de todas as informações obtidas e dos estudos realizados sobre o assunto, foi elaborado o produto midiático, ou seja, um livro, que foi criado manualmente, tendo como objetivo principal a sua utilização pelos alunos que estão neste ciclo básico da educação, como também por pais e professores.
- ItemINDEFINIÇÃO DO CONCEITO DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: REPERCUSSÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA(2021-07-09) BEZERRA, Diana de JesusO termo dificuldade de aprendizagem ainda se encontra indefinido, sendo identificada na literatura, uma divergência conceitual. Durante as observações nos estágios curriculares no espaço escolar, percebeu-se que esse termo está constantemente sendo utilizado dentro do âmbito escolar, principalmente entre os professores no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo investigar de que modo a indefinição do conceito de dificuldade de aprendizagem repercute no contexto das escolas. Para isso foi feita uma análise exploratória em pesquisas empíricas que tratavam sobre o tema, elegeu-se os estudos de Rodrigues (2009); Carvalho (2007) e Osti (2004) que trazem a visão dos professores sobre as dificuldades de aprendizagem. Através dessa análise, identificamos que os professores não compreendem de fato o conceito de dificuldade de aprendizagem, por causa disso, eles fazem uma confusão conceitual entre esse termo e a dificuldade escolar, entendo ambas como sinônimos. Como consequência, as dificuldades das crianças são compreendidas como transtornos de aprendizagem, incidindo na patologização da aprendizagem, nos diagnósticos infundados e na rotulação dos alunos.
- ItemMEMORIAL DE PROJETO EXPERIMENTAL A História da Professora Terezinha Elvira de Macêdo: Trajetória e Marcas na Educação em Carnaíba do Sertão(2021-07-12) SANTOS NETO, Anderson Dionísio dos; GUEDES, Neuma de Sá
- ItemMEMORIAL: As dificuldades de Migração/Deslocamento dos Estudantes da Zona Rural à Urbana(2021-07-12) SANTOS, Andreia Ivaneide dos Andreia Ivaneide dos; SILVA, Laura Monique Pereira da; MARTINS, Adeilda Ana da Silva
- ItemA educação do campo e o transporte escolar: uma trajetória de experiências(2021-07-12) Silva, Ana Raphaela Ramos da; Custódio, Patrícia da SilvaA presente pesquisa propõe refletir sobre os desafios e as experiências dos educandos do campo nas comunidades de Laginha e Lajes – Distrito de Carnaíba do Sertão, no município de Juazeiro/BA, que por falta de escolas nos seus lugares, precisam utilizar de transportes escolares sem qualidade e com itinerários ruins, enfrentando uma série de desafios que vai de encontro à lei que assegura de que todo aluno tem o direito à Educação com uma escola próximo a sua residência. Além disso, retrata sobre o fechamento de escolas do campo pelo processo de nucleação, baixo investimento político educacional, analfabetismo, direitos forjados, êxodo rural. Para tanto, fundamenta-se na fenomenologia, de abordagem teórico-metodológica qualitativa. Para a pesquisa de campo, como instrumentos de levantamento de informações, foram utilizadas narrativas próprias, observações de cenários, registros em diário de campo, entrevistas com professoras(es), discentes e egressas(os) e a mãe de estudantes. A sustentação teórica, no que se refere a educação do campo e o transporte escolar, fundamentou-se principalmente nas reflexões e estudos de CALDART (2009), REIS (2011), Os resultados foram realizados por meio de um documentário, que deu continuidade discussões, por meio de um espaço democrático de múltiplas narrativas, que além de abordarem suas dificuldades, demonstram a criatividade, a realidade e o carinho de sua terra.
- ItemMEMORIAL DE PROJETO EXPERIMENTAL: DOCUMENTÁRIO “A POLITIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB/DCH III”(2021-07-13) SANTOS, Eliana SouzaEsse Memorial de projeto experimental, foi produzido para Trabalho de Conclusão de Curso no formato vídeo documentário expondo o tema a politização dos alunos de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia UNEB/DCH III, a partir de relatos de experiências de estudantes do curso de pedagogia. Tem como objetivo compreender as configurações dos processos de participação de estudantes de pedagogia da UNEB nos movimentos e lutas no campo das políticas educacionais propostas entre os períodos de 2015 a 2019. Na introdução, é traçada uma breve apresentação do trabalho atrelada a minha trajetória universitária no período que me atento às ações políticas dos estudantes de pedagogia, na sequência são apresentadas as justificativas e os objetivos para a produção do produto midiático, no formato documentário abordando o tema da pesquisa. A pesquisa é embasada teoricamente, com os conceitos de Formação Política e Formação Universitária a partir de Silva (2016), Zirger (2013), Castro (2015) e Vieira (2002). O referencial de Formação Política dos Estudantes de Pedagogia e Movimento Estudantil, abordado a partir de Silva (2016) e Santos (2011). Ainda no referencial é exposta a apresentação do Documentário, conceituado a partir de Ruaro (2007), Zandonade; Fagundes (2003), Gregolin; Sacrini; Tomba. (2002), Ramos (2008). Para isso, utilizo uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva e exploratória para levar em consideração a compreensão do comportamento dos estudantes referente às questões políticas durante a formação universitária, em contexto com a conjuntura do país, as quais estão expostas nas considerações finais.
- ItemGrupo de Pesquisa EDUCERE e os Referenciais da Educação Contextualizada na UNEB/DCH III: Tecendo saberes e formando pesquisadores(2021-07-13) RIBEIRO, Regivan CavalcanteEsta produção monográfica propõe interpretar e compreender os pressupostos relevantes de formação discente no curso de Pedagogia, tendo como locus, o Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território (EDUCERE), tomando como objeto de estudo, suas ações no Departamento de Ciências Humanas – DCH III (UNEB), em Juazeiro-BA. Assim, tomou-se como gênese de investigação, as implicações dos referenciais da Educação Contextualizada disseminados pelo Grupo de Pesquisa, na formação dos estudantes de Pedagogia. Para tanto, foi proposto um diálogo com a Educação Contextualizada, como eixo norteador das ações investigadas a partir das proposições de FREIRE (1987,1996,2000); MARTINS (2004,2006,2009); REIS (2009,2013); RESAB (2009,2013); SANTOS (2011) e SILVA (2010) entre outras referências como arcabouço e viés de entendimento da sua relevância à formação em pesquisa e extensão do graduando. Como metodologia, opta pela perspectiva qualitativa de investigação, pautada na hermenêutica, cujas análises dos discursos discentes, orientaram as interpretações e reflexões acerca das implicações das ações do Grupo na formação dos estudantes do curso de Pedagogia.
- ItemGRUPO DE PESQUISA EDUCERE E OS REFERENCIAIS DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NA UNEB/DCH III: Tecendo saberes e formando pesquisadores(2021-07-13) RIBEIRO, Regivan CavalcanteEsta produção monográfica propõe interpretar e compreender os pressupostos relevantes de formação discente no curso de Pedagogia, tendo como locus, o Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território (EDUCERE), tomando como objeto de estudo, suas ações no Departamento de Ciências Humanas – DCH III (UNEB), em Juazeiro-BA. Assim, tomou-se como gênese de investigação, as implicações dos referenciais da Educação Contextualizada disseminados pelo Grupo de Pesquisa, na formação dos estudantes de Pedagogia. Para tanto, foi proposto um diálogo com a Educação Contextualizada, como eixo norteador das ações investigadas a partir das proposições de FREIRE (1987,1996,2000); MARTINS (2004,2006,2009); REIS (2009,2013); RESAB (2009,2013); SANTOS (2011) e SILVA (2010) entre outras referências como arcabouço e viés de entendimento da sua relevância à formação em pesquisa e extensão do graduando. Como metodologia, opta pela perspectiva qualitativa de investigação, pautada na hermenêutica, cujas análises dos discursos discentes, orientaram as interpretações e reflexões acerca das implicações das ações do Grupo na formação dos estudantes do curso de Pedagogia.
- ItemCARTA PARA MINHA PROFESSORA(2021-07-13) CARVALHO, Aynezaine“Carta para minha professora” reúne um conjunto de escritas de bilhetes e cartas destinadas às professoras. O trabalho sublinha essas escritas enquanto lugar e situa a palavra como dispositivo fundamental nas relações pedagógicas. Por sua vez, esses escritos mostram também a importância do trabalho docente no meio social e na vida das crianças, aspectos estes revelados nos bilhetes e cartas. A carta possui uma forma peculiar de escrita e, dependendo da mensagem que o escritor deseja passar para os leitores, pode emocionar, tocar profundamente e mobilizar sentimentos vividos no passado, além de atuar no presente. Sendo assim, a carta se mostrou um importante instrumento para viabilização desta pesquisa. Através dos bilhetes e das cartas escritas desvelou-se como as relações de afeto entre crianças e professores podem ajudar no processo de ensino-aprendizagem. Do mesmo modo, as palavras nelas reveladas podem ser incentivos no âmbito da prática pedagógica, tanto para as crianças como para o docente, uma profissão entendida neste trabalho também como uma vocação. Como metodologia principal, recolhemos cartas e bilhetes escritos pelas crianças às suas professoras, além de outras escritas por estudantes de pedagogia às suas professoras mais marcantes. Concluímos que, por meio da leitura das cartas e bilhetes, as relações de afeto podem auxiliar no processo de aprendizagem, assim como deixar marcas nas crianças e nas professoras, revelando processos de comunicação que geram imensas possibilidades de diálogo.
- ItemEXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS – PRÁTICAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO(2021-07-13) CRUZ, Rita de Cássia Ferreira de SouzaPercebendo a leitura literária como linguagem da arte, visto que, sua presença no espaço infantil proporciona momentos de emoção e esse movimento que desperta na criança, diversos sentimentos, como alegria, curiosidade, medo, suspense, mistério, despertando no educando o prazer pela leitura, e trazendo junto com esse prazer uma reflexão da leitura com sua realidade, sem perder o momento do brincar. E vendo também que neste misturado de tantas coisas belas, é possível trazer como papel de intermediária, a Pedagogia, sendo ela a ciência que estuda a educação e tem todo esse poder de possibilitar esse encontro das crianças com a linguagem literária nos espaços da educação. É possível não deixar a criança perder de vista esse prazer da leitura literária. O trabalho tem o objetivo de contemplar essa possibilidade de aproveitar o espaço educativo, introduzindo a literatura no universo da infância, e perceber o comportamento, o interesse, e as inquietações, a partir do estímulo que recebem. Apresento aqui, portanto, as reflexões pedagógicas vivenciadas a partir das experiências com obras literárias: O olho de vidro de meu avô, de Bartolomeu Campos de Queiroz; As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi, O jantar do Bispo, de Sophia de Melo Breyner; oportunizando nessa prática pedagógica a contribuição desse movimento do contato das crianças com o livro e com as histórias, cenário que abriu um campo amplo de diálogos com as crianças acerca dos diversos temas trazidos pelas histórias, em que fizeram relações com suas próprias vidas, como uma forma de reencontro, um momento de viver esse prazer pela leitura literária, se envolver e se deixar voltar desse mundo incrível que é a imaginação de uma criança.
- ItemAUTONOMIA DA CRIANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO AMBIENTE MONTESSORIANO E TRADICIONAL(2021-07-14) SILVA, Ilsa Santos Martins daO presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância do desenvolvimento da Educação Infantil, identificando como a criança desenvolve a autonomia na Escola Tradicional e na Escola Montessoriana, apresentando uma análise comparativa quanto a autonomia da criança no contexto escolar, numa ótica de Escola Tradicional e de Escola Montessoriana. Foi realizada uma pesquisa bibliográ fica, com buscas de literatura acerca do tema, discorrendo sobre a construção da infância, ser criança na Escola Tradicional e na Escola Montessoriana, contextualizando num processo histórico o surgimento, a legalização e a escolarização da infância, buscando ainda apresentar nova roupagem da Escola Tradicional no século XXI, com sucinto histórico sobre a educadora Maria Montessori e os fundamentos do Método Montessori para a construção da concepção da criança autônoma. Que as percepções e an álises feitas nesse trabalho, contribuam para os profissionais de educação infantil, permitindo lhes um novo olhar direcionado para o desenvolvimento da autonomia na criança, pois percebe se que a proposta da Escola tradicional aponta para uma maior passi vidade da criança na Escola Tradicional, enquanto que na Escola Montessoriana nota se uma maior possibilidade de desenvolvimento da autonomia desse sujeito, podendo então contribuir na formação da sua personalidade, onde as crianças cresçam, e possam se tornar adultos, autônomos e críticos, um possível caminho para a melhoria da nossa Educação.
- ItemA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA MUSICALIZADA POR MEIO DO INSTAGRAM NA PRIMEIRA INFÂNCIA(2021-07-29) MORAIS, Aloana RamosAs histórias musicalizadas nos envolvem e nos tocam, trazendo com elas novas descobertas e mexendo com as nossas emoções. Dessa forma, o presente trabalho objetivou refletir sobre como a contação de história pode contribuir com as expressões e manifestações de sentimentos na primeira infância, numa abordagem de pesquisa qualitativa, descritiva. Todo o percurso construído foi organizado numa página de Instagram com o intuito de compartilhar experiência com outros profissionais da educação. Foram utilizadas as vozes teóricas dos autores como Abramovich (2006), Bettelheim (2002), Maturana e Zoller (2004), Bondía (2002), entre outros. A análise dos dados deixou perceptível que as histórias musicalizadas contribuiram para expressão dos sentimentos infantis, por proporcionarem um diálogo direto com o imaginário da criança e seus sentimentos.
- ItemEXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS – PRÁTICAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO(2021-07-29) CRUZ, RITA DE CASSIA FERREIRA DE SOUZAPercebendo a leitura literária como linguagem da arte, visto que, sua presença no espaço infantil proporciona momentos de emoção e esse movimento que desperta na criança, diversos sentimentos, como alegria, curiosidade, medo, suspense, mistério, despertando no educando o prazer pela leitura, e trazendo junto com esse prazer uma reflexão da leitura com sua realidade, sem perder o momento do brincar. E vendo também que neste misturado de tantas coisas belas, é possível trazer como papel de intermediária, a Pedagogia, sendo ela a ciência que estuda a educação e tem todo esse poder de possibilitar esse encontro das crianças com a linguagem literária nos espaços da educação. É possível não deixar a criança perder de vista esse prazer da leitura literária. O trabalho tem o objetivo de contemplar essa possibilidade de aproveitar o espaço educativo, introduzindo a literatura no universo da infância, e perceber o comportamento, o interesse, e as inquietações, a partir do estímulo que recebem. Apresento aqui, portanto, as reflexões pedagógicas vivenciadas a partir das experiências com obras literárias: O olho de vidro de meu avô, de Bartolomeu Campos de Queiroz; As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi, O jantar do Bispo, de Sophia de Melo Breyner; oportunizando nessa prática pedagógica a contribuição desse movimento do contato das crianças com o livro e com as histórias, cenário que abriu um campo amplo de diálogos com as crianças acerca dos diversos temas trazidos pelas histórias, em que fizeram relações com suas próprias vidas, como uma forma de reencontro, um momento de viver esse prazer pela leitura literária, se envolver e se deixar voltar desse mundo incrível que é a imaginação de uma criança.