Bacharelado em Sistema de Informação - DCET2
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- ItemHelios voting: analisando a viabilidade de um sistema de votação eletrônica em empresas júnior(2023) Silva, Erik Ferreira da; Fontoura, José Roberto de AraújoEmpresas juniores são empresas criadas e gerenciadas por alunos de graduação de curso superior, com intuito de inserir o estudante na realidade do mercado de trabalho no período de graduação, contribuindo para seu desenvolvimento técnico e pessoal. As empresas juniores têm autonomia para implementar seus processos internos de acordo com seus estatutos, o que gera uma não uniformidade nos processos comuns. O processo de escolha dos representantes legais mediante votação é um desses processos. O presente artigo analisou a viabilidade do helios voting como software de votação eletrônica e atestou que o software pode ser utilizado como um sistema para votação eletrônica eficiente, seguro, transparente e de baixo custo, padronizando o processo eleitoral contribuindo assim para otimização do processo nas Empresas Juniores.
- ItemGamificação no auxílio à interface homem máquina voltado para indústria de bebidas(2023) Santos , Adriano Francisco dos; Santos , João Paulo dos; Pinheiro, Carlos EduardoEste trabalho tem como objetivo explorar a aplicação da gamificação na indústria de bebidas de Alagoinhas, com foco no engajamento e capacitação dos colaboradores. O problema identificado é a falta de habilidade de alguns funcionários, principalmente aqueles com pouco contato com telas multimídia, para absorver conteúdos em treinamentos. Para abordar esse problema, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre gamificação, suas técnicas e benefícios, assim como sobre a interface homemmáquina (IHM) e seu papel na interação entre humanos e tecnologia. Com base nas teorias da aprendizagem e nos estudos existentes, foi proposta uma metodologia que envolve a criação de um sistema gamificado de treinamento, utilizando elementos lúdicos, como desafios, recompensas e feedback imediato. O questionário foi aplicado a 24 participantes, divididos em três grupos de familiaridade com telas multimídia. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes enfrentava dificuldades relacionadas à falta de familiaridade com a tecnologia, especialmente entre os mais velhos e aqueles com menos contato prévio. Com base nessas respostas, foi possível classificar as provas de familiaridade e identificar os principais obstáculos enfrentados pelos funcionários. Concluiu-se que a gamificação pode ser uma abordagem eficaz para melhorar o engajamento e a capacitação dos colaboradores, especialmente aqueles com menos familiaridade com telas multimídia. Por meio da aplicação da metodologia proposta, espera-se que os funcionários se sintam mais motivados e capazes de absorver os conteúdos de treinamento, contribuindo para o aprimoramento de suas habilidades e desempenho no ambiente de trabalho.
- ItemA importância da implementação de quality assurance para um software de sucesso(2023) Brandão, Jorge Nunes; Azevedo, Michell Victor Souza de; Moreira, Isaac DouglasO objetivo deste trabalho é comprovar e demonstrar como a implementação do Garantia de Qualidade (QA - Quality Assurance) tem um papel fundamental e crucial para o sucesso de um software, respondendo a pergunta se pode a implementação de técnicas de QA melhorar, de fato, o resultado do produto de Software? Apresentando características de um estudo exploratório, tendo o trabalho sido desenvolvido através da coleta de dados de pesquisas consolidadas e publicadas por órgãos de referência na área e através desses dados obteremos a resposta para a pergunta base do artigo.
- ItemAnálise de dados do twitter: uma perspectiva psicológica do baixo rendimento dos estudantes brasileiros durante e pós pandemia(2023) Silva, Alex Santos Da; Lopes, Paulo Henrique Miranda; Fontoura, José RobertoDurante a pandemia, ampliou-se o uso das redes sociais como meio de comunicação, expressão e interação entre pessoas ao redor do mundo. Para exploração disso, foi desenvolvida uma aplicação para coletar e analisar dados de postagens através de uma máquina de aprendizado usando processamento de linguagem natural (PLN) para identificação e análise de sentimentos em relação à universidade. Para a construção do embasamento teórico foram usados autores como: MEDHAT; HASSAN; KORASHY. Essa pesquisa se configura como exploratória e descritiva, tendo como objetivo cruzar dados retirados de publicações do Twitter visando analisar assuntos mais relevantes durante os últimos quatro anos para identificação de palavras, frases e expressões para determinado sentimento nos textos coletados. Os resultados revelaram uma predominância de sentimentos negativos nas postagens dos alunos, indicando o confinamento decorrente da pandemia como um impacto negativo tanto no bem-estar emocional quanto no desempenho acadêmico.
- ItemAdesão da arquitetura de microsserviços nas grandes corporações para desenvolvimento ou migração de aplicações(2023) Lima, Gabriel Pinheiro De Santana; Fontoura, José Roberto De AraújoA adesão da arquitetura de microsserviços tem se tornado uma tendência cada vez mais frequente pelas grandes corporações interessadas em melhorar a qualidade dos seus softwares, mas diante desse cenário surge o questionamento: Qual o impacto que a arquitetura de microsserviços pode trazer as grandes corporações ? Este estudo investiga o impacto da adoção da arquitetura de microsserviços pelas grandes corporações para o desenvolvimento ou migração de aplicações. A metodologia empregada no estudo consiste em realizar uma revisão bibliográfica e documental a fim de buscar informações relevantes sobre o tema, além disso foi realizada uma coleta de dados com característica de observação simples. Ao avaliar os principais resultados obtidos, fica evidente que a adoção de microsserviços proporcionou melhorias significativas às empresas investigadas. Desta forma, este estudo contribui para o avanço do conhecimento em arquitetura de software e microsserviços, fornecendo uma compreensão mais profunda dos conceitos, princípios e benefícios associados à adoção de microsserviços pelas grandes corporações. Essas percepções e evidências são valiosas para as empresas interessadas em explorar essa arquitetura como uma estratégia para impulsionar a inovação, a eficiência e a competitividade no mercado.
- ItemDifusão da informação em redes sociais simuladas(2023) Silva, Marisa Santos; Fontoura, Jose Roberto De AraújoO presente artigo visa discutir o processo de difusão de informações em uma rede social simulada. Tem como objetivo geral apresentar uma nuvem de palavras resultante da rede social simulada e demonstrar que segue uma distribuição normal. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizamos a classificação quanto aos fins: descritiva e metodológico. Referente aos meios, a pesquisa bibliográfica. Iniciamos discutindo conceitos de redes sociais, como são formadas e seu papel na sociedade atual. Em seguida, discutimos como se dão as interações nessas redes sociais e a possibilidade dessas interações influenciarem o comportamento de um segmento da população. Os resultados esperados passam pela obediência a uma distribuição normal dos dados gerados e uma nuvem de palavras. O centro abriga as ideias mais relevante e mais mencionadas, enquanto nas nas regioes periféricas, estão as que aparecem com menor frequência. Analisamos ainda esses dados em um gráfico de distribuição normal.
- ItemDesenvolvimento de um sistema automático para confecção de atas por captação de falaSantana, Raisson Almeida De; Figueredo, Marcos BatistaAtas são documentos importantes que registram de forma formal e rigorosa o que foi feito ou acontecido em uma determinada reunião ou evento. Através desses registros, é possível certificar os eventos e garantir a veracidade dos fatos. Este artigo tem como objetivo explorar como o uso da tecnologia da informação pode melhorar o processo de redação de atas de reuniões. O problema é que criar minutas precisas pode ser um desafio, e erros na documentação podem levar a tomadas de decisão incorretas. Portanto, o estudo propõe um sistema baseado em reconhecimento contínuo de fala Continuous Speech Recognition (CSR), para automatizar a tarefa de escrever atas. A tecnologia da informação pode melhorar o processo de documentação técnica das reuniões, melhorando assim o acesso às decisões e aumentando a divulgação das resoluções aplicadas nas reuniões.