Campus II - Departamento de Linguística, Literatura e Artes (DLLARTES) - Alagoinhas
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Navegando Campus II - Departamento de Linguística, Literatura e Artes (DLLARTES) - Alagoinhas por Assunto "Educação Inclusiva"
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- ItemCurrículos dos cursos de letras para formação docente: educação inclusiva e o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais(2022-07-19) Gentil, Maeli MenezesNos últimos anos, segundo as pesquisas realizadas pelo Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE) em 2022, foi possível perceber um aumento na quantidade de alunos com necessidades educacionais especiais. Um resultado claro das conquistas e lutas por uma educação mais inclusiva no Brasil. Como mediador de uma disciplina que faz parte do currículo da educação básica, o professor de língua inglesa precisa estar apto para lidar com as dificuldades enfrentadas durante o processo de aprendizagem desses alunos. Levando em consideração o contexto acima, uma pergunta surge: Como o processo de formação de professores tem proporcionado a instrução adequada para lidar com alunos que possuem necessidades educacionais especiais em sala de aula? Desse modo, o objetivo geral é conhecer o processo de formação de professores do curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa em universidades públicas brasileiras, através dos currículos. Observando como é a abordagem do ensino inclusivo na formação de docentes de língua inglesa. Portanto, esse trabalho tem como objetivos específicos: Investigar e conhecer, de forma mais concreta, os fluxogramas e ementas dos cursos de Letras Inglês das universidades estaduais e federais das capitais dos Estados do Nordeste Brasileiro. Além disso, pesquisar meios extracurriculares oferecidos pelas universidades para formação docente relacionada à educação especial. Assim sendo, o presente estudo será bibliográfico-documental de caráter exploratório. A partir de um levantamento de algumas universidades observadas, foi possível perceber que grande parte das estruturas curriculares das universidades analisadas não possuem componentes curriculares referentes à educação inclusiva nomeadamente, nem, abordam de modo superficial ou indireto em disciplinas que permitem uma abertura para discussão de temáticas diversificadas. Com base nos estudos sobre Educação Inclusiva, Formação de Professores de Língua Inglesa, Currículo das Universidades Públicas, a pesquisa abordará aspectos da formação docente referente ao ensino de grupos com necessidades especiais. Ademais, observou-se cursos de formação extracurriculares que dessem conta da necessidade de abordagem no âmbito da educação inclusiva para formações específicas, como no caso dos professores de Língua Inglesa.