Campus XI - Departamento de Educação (DEDC) - Serrinha
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- ItemA identidade de “gente nova”: uma sequência didática para o programa de educação em tempo integral no Colégio Estadual Eloyna Barradas em Eunápolis(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-24) Costa Junio, Omundsen de Melo; Carneiro, Everton Nery; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Renk, Valquiria ElitaA identidade da pessoa ocorre a partir do seu nascimento, em um determinado reduto de vivência, do qual vai se tomando consciência com passar do tempo. O impacto da tomada de consciência, de pertencimento, à determinada identidade vai acontecendo a medida do amadurecimento, assim como os questionamentos sobre si mesmo vão se aflorando. Frente a percepção que no Colégio Estadual Eloyna Barradas, a juventude não se reconhece com a identidade definida para o seu território, surge o questionamento dos prováveis motivos pelo qual isso ocorre. Diante disso se dá pesquisa científica para compreender o processo de construção da identidade desta juventude. A hipótese levantada é de que este coletivo jovem, se trata de uma “gente nova” e para compreender o problema da identidade, foi alcançado o objetivo primário de: Compreender o sentido de pertença, no processo de construção identitária da juventude de estudantes do Colégio Estadual Eloyna Barradas em Eunápolis e os objetivos secundários de: Abordar o conceito identidade como um processo de construção na perspectiva da sociedade líquida, tendo como base Bauman (2005); discutir o que é ser “gente nova”, como possibilidade de identidade da juventude eunapolitana, tendo como base Ribeiro (1995); caracterizar o Programa de Educação Integral tendo como base Ébole (1969) e Menezes (2012), e sua relação com a nova Base Nacional Comum Curricular, tendo como base Pondelek (2018) e construir como produto final, uma proposta de estudos, em forma Sequência Didática, à ser utilizada, no componente curricular de Humanidade, sociedade e cidadania, para discutir a questão da identidade, como base Freitas (2017). A metodologia adotada foi de pesquisa com finalidade aplicada, por gerar conhecimento para solução de um problema específico, com objetivo exploratório, porque explora as informações existentes sobre a temática, de abordagem qualitativa, pois intenciona atribuir significado, interpretar e analisar a realidade, de procedimento empírico, por utilizar o campo para coletar os dados e do tipo participante, por existir a interação do pesquisador com o objeto de pesquisa. O universo da pesquisa foi constituído por 7 estudantes, maiores de 18 anos de idade, regularmente matriculados nos anos finais do Ensino Médio. Foi adotada como técnica de coleta questionário aberto, através de perguntas semiestruturadas respondidas pelos sujeitos da pesquisa, de forma livre e esclarecida. A intervenção se deu através de rodas de conversa sobre a identidade de “gente nova”, no intuito de desenvolver o sentido de pertença a identidade local. Vale salientar que antes da coleta das informações o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, e aprovado conforme parecer nº 5.964.378, de 27 de março de 2023. Ao final foi construída a Sequência Didática, para as três unidades letivas do ano, dentro dos parâmetros orientados pela Secretaria Estadual de Educação da Bahia.
- ItemEducação pública municipal do campo em Barrocas - Ba: espaço virtual de práticas pedagógicas como possibilidade de enriquecimento do currículo vivido(2022-07-21) Araújo, Patrícia de Sena; Soares, Marcia Torres Neri; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Souza, Heron FerreiraO presente trabalho tem aderência ao campo de investigações da/na educação básica, com centralidade no currículo da Educação do Campo, mais especificamente nas práticas docentes exitosas vivenciadas na realidade educacional de escolas públicas municipais do Campo, em Barrocas-BA. Ancorado na metodologia pesquisa-ação, apresenta a criação de um Espaço Virtual de Práticas Pedagógicas/Blog, para compartilhamento, divulgação e acesso a informações destas práticas, tencionando o fortalecimento do currículo vivido. Para tanto, foram realizadas sessões reflexivas com professoras e coordenadoras das referidas escolas, bem como levantamento documental e aplicação de questionário através do google forms, para acessar os dados. A pergunta que orientou a pesquisa foi: como o espaço virtual de práticas pedagógicas pode colaborar para o fortalecimento do currículo vivido nas escolas públicas do campo, no município de Barrocas-BA? Traz como objetivo geral sistematizar experiências pedagógicas, através do Espaço Virtual, para o fortalecimento das práticas curriculares, no sistema educacional, das escolas públicas do Campo, no município de Barrocas-BA. Seguido dos seguintes objetivos específicos: caracterizar os aspectos normativos e organizacionais da Educação do Campo no município de Barrocas-BA; e realizar sessões reflexivas, dialógicas e problematizadoras com os professores sobre suas vivências, experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas do Campo e criar um Espaço Virtual (Blog) para socialização, divulgação, acompanhamento e trocas contínuas, de práticas pedagógicas, bem como informações do contexto educacional das escolas do Campo, direcionadas aos educadores, estudantes e sociedade civil, tencionando uma soma nas práticas curriculares vividas. O trabalho está fundamentado nas contribuições teóricas de Thiollent (1986), Barbier (1977), Bardin (2016), Freire (1997), Holliday(2006), Arroyo (2013), Molina (2012) e Caldart (2011; 2012), entre outros. Por meio da pesquisa foi possível socializar materiais e sugestões literárias/pedagógicas acerca da educação do Campo, no espaço virtual, visibilizar e estimular a socialização de práticas exitosas das professoras de escolas do Campo, bem como tornar os dados acessíveis à sociedade civil para conhecimento, acompanhamento e utilização como fonte de pesquisa e enriquecimento do currículo vivido.
- ItemAs Metodologias Ativas mediadas por Tecnologias Digitais e processos de aprendizagens: uma proposta colaborativa para formação de licenciandos de uma universidade pública estadual no Território do Sisal.(2022-05-25) Oliveira, Pedro Márcio Pinto de; Purificação, Marcelo Máximo; Vitorino, César Costa; Santana, Maria Luzia da SilvaA educação do mundo atual exige dos professores habilidades condizentes com a era digital, que os cursos de licenciatura, fornece muito pouco ou nenhuma formação nesse sentido. Os aportes metodológicos necessário a prática docente no cenário da era digital, precisam serem desenvolvidas pelos professores no seu processo de formação, visto que, a sala de aula do século XXI são ocupadas pelos nativos digitais, jovens que nasceram após a virada do século e não conhece o mundo a analógico, eles são sendo turbinados de informações e precisam aprender a transformar informação em conhecimento, a escola precisa ensinar os estudantes a aprender a aprender, os jovens atuais são sujeitos ativos e dinâmicos, querem ser sujeitos da sua própria aprendizagem, desejam uma educação em que eles sejam os protagonistas e os professores os mediadores no processo ensino-aprendizagem. Assim, esta pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Interversão Educativa e Social, Linha: Novas formas de subjetivação e organização comunitária do Departamento de Educação – Campus XI, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, teve como objetivo principal compreender como as Metodologias Ativas mediadas por Tecnologias Digitais contribui para criação de aulas inovadoras e interativas, que busque o protagonismo do aluno, a fim de que este seja agente ativo da sua própria aprendizagem. Para atingir tal objetivo produzimos, como produto dessa pesquisa, um curso de extensão sobre o uso das Metodologias Ativas mediadas por Tecnologias Digitais para os estudantes dos cursos de licenciatura do Departamento de Educação – Campus XIV da UNEB, lócus da nossa pesquisa, que possibilite esses futuros docentes a criação de ideias de aulas inovadoras e interativas que permitam aos alunos construir conhecimentos a partir das metodologias ativas com o auxílio das tecnologias digitais, e compartilhar em rede, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem da geração da mudança. O curso em questão, vem contribuir de forma significativa com o processo de formação desses licenciandos, munindo-os com ferramentas que os permitam transformar suas aulas em momentos de aprendizagens que conecte os jovens, engajando-os através do trabalho com Metodologias Ativas mediadas por Tecnologias Digitais, promovendo assim a aprendizagem significativa, apresentando aos professores em formação ferramentas que permita a aprendizagem em rede; propondo aos mesmos metodologias de ensino que permitam capacitação e autonomia para o aprendizado ativo e dinâmico; criando assim condições para o desenvolvimento de atividades a serem desenvolvida como um trabalho compartilhado em rede (fora da sala de aula); mostrando as possibilidades a partir do uso das tecnologias digitais para auxílio de práticas pedagógicas em sala de aula e “fora dos muros da escola” que objetive “prática continuada”.
- ItemOlhar -se, refletir, reinventar-se: Memórias e aprendizagens de uma professora de geografia em formação inicial(2022-08-25) Carvalho, Denise SantosO presente trabalho é fruto das discussões iniciadas na disciplina Prática de Ensino, no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI, Serrinha. Trata-se de um texto decorrente de uma pesquisa qualitativa, ancorada no método autobiográfico, no viés de narrativa de formação, cuja pergunta mobilizadora foi: -Como foi a trajetória de formação inicial de uma estudante do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Educação da UNEB de Serrinha? A partir deste questionamento inicial, duas outras questões alimentaram esta escrita: - Qual a importância e funcionalidade do memorial de formação no curso de Licenciatura em Geografia do DEDC/UNEB/Campus XI? - Quais memórias de aprendizagens mais significativas emergiram da formação docente? O objetivo geral que direcionou esta escrita foi evidenciar a importância das narrativas de formação e do método autobiográfico na formação de professores de Geografia do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XI/Serrinha). Já os objetivos específicos são: - discutir sobre a funcionalidade da construção de memoriais de formação na perspectiva da formação inicial docente; - apresentar as memórias de aprendizagens mais significativas que emergiram da formação inicial docente durante a trajetória formativa no DEDC/UNEB/Campus XI/Serrinha. Este artigo descreve e analisa o vivido, sobretudo durante a formação inicial docente, vivenciada no curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Educação (DEDC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI, Serrinha, cujas fontes são as próprias memórias da autora deste artigo. Conclui-se que a escrita de narrativas durante o processo de formação inicial docente potencializa a formação, ao permitir o sujeito narrador/escritor rememorar o que viveu e aprendeu, tecer análises, refletir sobre o vivido, experienciado e compreender a sua formação docente para articular as aprendizagens adquiridas com o saber fazer docente.
- ItemUma proposta de intervenção em educação agroecológica na Comunidade Quilombola do Engenho da Ponte do Recôncavo Baiano(2021-05-26) Oliveira, Mário Antonio Santana de; Vitorino, César Costa; Silva, José Ricardo Carvalho da; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes daA presente dissertação pretende apresentar os resultados de uma pesquisa-intervenção na comunidade Quilombola do Engenho da Ponte, uma comunidade situada no Vale do Iguape, no município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. Essa pesquisa teve como questão norteadora a seguinte pergunta: quais os saberes e práticas da comunidade quilombola do Engenho da Ponte no que diz respeito ao cultivo da terra, particularmente quanto à cultura do dendê, e como acompanhar e assessorar essa comunidade no campo formativo da educação agroecológica? A pergunta emerge de uma continuada aproximação do pesquisador com o assunto da terra e com as lutas históricas do povo negro no Brasil, relacionadas ao uso e ao direito à terra, um campo regado de saberes ancestrais e populares pouco reconhecidos socialmente como conhecimento válido. O objetivo geral do trabalho foi identificar, através de uma relação dialógico-compreensiva entre comunidade e pesquisador, os saberes e as práticas utilizados pela comunidade, relativas ao uso da terra, especialmente aqueles/as que se relacionam com o cultivo do dendê. Antes de dar início ao processo de coleta de dados da presente pesquisa, o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, cujo parecer nº 4.141.501, datado de 08 de julho de 2020, consta como aprovado. Tendo escolhido a pesquisa-ação-intervenção como abordagem de pesquisa, utilizamos como dispositivos metodológicos a observação participante, a participação observante, a pesquisa documental, as rodas de saberes e as entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontam para a) um conhecimento construído no interior da própria comunidade e transmitido intergeracionalmente pela via da oralidade, que revelam um saber significativo no campo dos princípios agro-ecológicos; b) a destacada influência dos mais velhos ou dos mais experientes na preservação e transmissão desse saber ancestral, motivo pelo qual nessa pesquisa, assim como em outras, eles “ganham” o título de “Mestres”, c) uma prática de cultura do dendê que se diferencia pelo modo de produção, que se fundamenta em princípios distintos dos da lógica branco-ocidental dominante; d) um protagonismo feminino que é visível desde a gestão da associação e da criação de uma Articulação de Mulheres até as ações das mulheres no campo da produção agrícola, pecuária e pesca, sem falar de suas habilidades na comercialização dos produtos. O produto final desta pesquisa-intervenção foi a elaboração, desde uma postura dialógica, bem ao estilo freiriano, de folhetos informativos fundamentados nos saberes transmitidos oralmente pelos mestres populares da comunidade do Engenho da Ponte em articulação com o conhecimento científico no campo da agro-ecologia. Consideramos que esse registro do conhecimento acumulado, transmitido intergeracionalmente através da oralidade pelos membros da comunidade em torno do cultivo do dendê em bases agroecológicas, poderia resultar em importante contribuição para o campo da educação escolar e não-escolar, sobretudo a educação quilombola, tão bem quanto para o reconhecimento dos saberes quilombolas e de suas implicações para a construção positiva da identidade negra quilombola.
- ItemO uso do smartphone na sala de aula: tecnologias móveis no contexto do ensino médio de uma escola pública do território do sisal(2022-06-17) Lima, Manoel da Cruz; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Santos, Ana Cristina de Mendonça; Araújo, Helisângela Acris Borges de; Amorim, Ivonete Barreto deEsta dissertação teve como objeto de estudo as tecnologias móveis no contexto do ensino médio de uma escola pública do Território do Sisal, à medida que discutiu sobre as possibilidades do uso do smartphone na mediação pedagógica por professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática na terceira série do ensino médio no contexto supracitado. A pesquisa teve como geradora de reflexões a seguinte problemática: “Como o uso do smartphones na mediação pedagógica colabora para a aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nas turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Valente (BA)?”. Diante da necessidade de resposta para esse questionamento, o objetivo geral desta pesquisa foi: compreender como o uso do smartphones na mediação pedagógica colabora para a aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nas turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Valente (BA). E para viabilizar seu desenvolvimento traçamos os seguintes objetivos específicos, a saber: a) historicizar a importância da relação tecnologia e educação b) contextualizar o uso pedagógico da tecnologia digital móvel na educação; c)analisar concepções e usos das tecnologias móveis na sala de aula; d) implementar oficinas formativas com os professores sobre o uso pedagógico do smartphone; e) elaborar de forma coletiva s proposta de mediação pedagógica de uso smartphone nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nas turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Valente. Assim sendo, a pesquisa se consistiu de caráter exploratório, cujo percurso metodológico foi de uma pesquisa qualitativa e que foi realizada em uma escola pública do município de Valente/BA, com a participação de quatro professores colaboradores. Os dispositivos de coleta de informações foram: questionário on-line; entrevista semiestruturada e oficinas pedagógicas. A análise e a interpretação das informações, construídas no processo de pesquisa, foram realizadas a partir da análise de conteúdo. Também foi aprovada pelo comitê de ética sob o número CEP - Autorização nº 4.551.677. Diante dessas questões, a pesquisa obteve como produto uma proposta de mediação pedagógica de uso do smartphone nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Com o estudo, inferimos ser possível utilizar o smartphone na mediação pedagógica como um artefato capaz de colaborar para a aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. As discussões e reflexões revelaram, ainda, ser imprescindível o papel do professor como agente mediador do processo de aprendizagem e que tenha formação voltada para a mediação tecnológica.