Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 190
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA AGRICULTURA FAMILIAR EM UMA PERSPECTIVA DE VIABILIDADE ECONÔMICA E SOCIAL(UNEB, 2024-07-12) Laranjeira , Deivd; Oliveira , Fábio; Besnosik , Raquel; Barbosa , AdrianaA agricultura familiar é uma cultura advinda das características dos povos que formaram o Brasil, povos indígenas, africanos e os portugueses, visto isto, este trabalho procurar entender a viabilidade econômica e social desta cultura. Este estudo tem como objetivo investigar o papel da agricultura familiar na economia nacional, abordando um contexto histórico, avaliando desdobramentos sociais e o desenvolvimento sustentável, por meio de uma revisão bibliográfica, analisando trabalhos científicos, livros e revistas para coleta de dados. Sendo assim, por meio deste levantamento, observa-se a importância desta atividade cultural e produtiva para o crescimento econômico por meio de mercados e feiras livres, especialmente da região nordeste, além de assegurar a subsistência utilizando entidades assistenciais, como escolas e creches e disseminando questões socioambientais por meio de projetos governamentais. Contudo, a partir deste estudo se comprova a grande importância desta cultura para o desenvolvimento econômico do país, gerando renda e dignidade financeira, trazendo apoio assistencial à sociedade, proporcionando uma alimentação de qualidade a e saberes ecológicos para a preservação e do meio ambiente.
- ItemAbordagem transversal da doença de chagas na rede pública de educação do município de Cristópolis-Bahia(2021-07-30) Souza, Taise Rodrigues deA Doença de Chagas tem origem no agente etiológico protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. Embora seja uma doença cujo tratamento e formas de prevenção já tenham sido propaladas, a reincidência desta enfermidade ainda afeta 1,9 a 4,6 milhões de indivíduos no país. Esta pesquisa objetiva discutir como a Rede Municipal de Educação de Cristópolis/BA assume a problemática desta doença nas diferentes áreas do conhecimento nas escolas da cidade e do campo. Especificamente, objetiva ainda, identificar programas e projetos de Educação Ambiental que combatam pedagogicamente a Doença de Chagas e suas medidas de proteção. Trata-se de uma pesquisa de levantamento de cunho exploratório e abordagem qualitativa que fez uso de questionário fechado e estudo bibliográfico que tem como principais referências Enrique Leff (2015), Assis e Araújo-Jorge (2018), Malafaia e Rodrigues (2010), Mari Elizabete Bernardini Seiffert (2007) e Antônio Carlos Gil (2008). O estudo conferiu na materialidade da escola pública, seja no aspecto pedagógico ou da Política de Saúde Pública, seja nas limitações concretas das famílias (socioambientalmente vulneráveis) atendidas, como as políticas públicas municipais conferem frágil ou nenhuma atenção à problemática da Doença de Chagas que afeta a população do município. Não foram identificadas atividades que divulgassem as formas de transmissão, bem como os diferentes tipos de vetores da doença de Chagas na região.
- ItemAfetividade na Educação Infantil:A importância do afeto no processo de ensino-aprendizagem(2021-07-13) Siqueira, Eliete de Oliveira; Sampaio, Janie dos Santos CoimbraO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a afetividade, a partir de estudos sobre o tema realizados no período de 2019 a 2021, buscando investigar para compreender qual a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de crianças da educação infantil. Nesse sentido, trabalhamos com os seguintes objetivos específicos: compreender a afetividade na educação infantil; explicar a importância da afetividade na relação professor/aluno e caracterizar as manifestações afetivas da educação infantil que interferem no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que utilizou alguns referenciais teóricos, dentre eles podemos citar Piaget e Wallon. Este estudo é importante na medida em que consegue identificar aspectos para compreender a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem.
- ItemAlbedo e emissividade média do cerrado nativo e monocultivo por imagem de satélite(2017-08-14) Araujo, Gutemberg Porto deO sensoriamento remoto orbital identifica as mudanças no uso da terra e por conseguinte, favorecer a identificação das alterações climáticas advindas de tais mudanças. Dentre suas vantagens, destaca-se a grande cobertura espacial, facilidade de obtenção de imagens, possibilidade de estimar diversos parâmetros do planejamento de atividades agrícolas. Assim, o presente trabalho teve como objetivo estimar o albedo superficial e a emissividade média, em área de monocultivo e cerrado nativo, a partir de produtos do sensor MODIS (Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer), realizando posteriormente a estatística descritiva para fins de comparações. A pesquisa foi conduzida, na Fazenda Busato I localizada no município de São Desidério-BA. As imagem MODIS foram baixadas do site da NASA, cujos produtos utilizados foram o MOD09GA e o MOD11A1. A estimativa do albedo e da emissividade média foram obtidas através do algoritmo SEBAL. Para tal processo realizou a digitação dos dados em formato vetorial, os quais foram transportados posteriormente para o Erdas Imagine 9.1, e transformados para o formato matricial, funcionando como informações de entrada para a ferramenta Model Maker. A partir dos resultados foi possível observar que o albedo apresentou a mesma tendência evolutiva para área de cultivo de algodão e para cerrado nativo, porém, para a área de monocultivo, um valor maior até os 85 dias após a emergência das plântulas de algodão. Entre o período de 36 e 126 dias após a emergência, a emissividade média foram semelhantes para ambas a áreas. Os valores alcançados foram condizentes com o comportamento espectral dos alvos.
- ItemAlfabetização e letramento: reflexões teórico-práticas sobre as dificuldades de aprendizagem(2021-07-19) Almeida, Catiene Lemos de; Santos, Sabrina GouveiaO presente trabalho monográfico intitulado como “Alfabetização e Letramento: reflexões teórico-práticas acerca das dificuldades de aprendizagem” teve como objetivo analisar as intervenções didáticas do professor alfabetizador frente às dificuldades apresentadas pelos alunos durante o ciclo da Alfabetização. Discute a interseção do processo de Alfabetização e letramento durante a prática do alfabetizador, bem como suas especificidades no tocante ao desenvolvimento das competências e habilidades da lecto-escrita. Para referenciar este estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, a qual contou com autores (as) como: Vygotsky (1998), Freire (2007), Soares (2007), Carvalho (2008), Ferreiro, e Teberosk (2008), dentre outros. A pesquisa de campo exploratória e qualitativa teve como técnica e instrumento o questionário aplicado junto ao grupo de professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino da cidade de Barreiras - BA. Entre os achados da pesquisa compreendemos que o professor alfabetizador deve conduzir sua prática de maneira a atender às necessidades específicas dos alunos, oferecer propostas de ensino significativas articuladas a linguagem lúdica e inseridas em contextos de letramento, a partir de estratégias que permitam-lhes alfabetizar - letrando, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem.
- ItemAnálise da área, produção e produtividade da soja no Oeste da Bahia entre as safras de 1996/1997 a 2016/2017(2017) LANDULFO NOVAIS FILHO, DARIO
- ItemAnálise fisico quimica e sensorial da cerveja artesanal estilo india pale ale (IPA) produzida no Oeste da Bahia(2018-12-20) Álvares, Darilany de Magalhães AraújoO presente trabalho teve o objetivo de fazer uma análise físico química e sensorial da cerveja de estilo Índia Pale Ale (IPA) produzida no Oeste da Bahia. Os valores para ABV% e IBU foram dados pelos produtores que usam o software Beersmith 2017 para obtenção de tais dados, segundo o GUIA DE ESTILOS DE CERVEJAS BJCP (2015), os valores apresentado estão dentro no que pede o estilo IPA. O °BRIX foi dado pelo uso do refratômetro digital Hanna HI 96801, onde foi usada as cervejas totalmente descarbonatadas, obtendo valores baixos, quando comparado a valores observados em outros estilos de cerveja. Os valores para pH foram feitos com o uso de um de phgâmetro, que variou de 4.25 a 4.6, o esperado de uma cerveja sem contaminação. Na análise sensorial foi usado 40 provadores, com a intenção de obter aceitação global por uso de escala hedônica, que foi submetido a análise de variância e teste de Tukey a 5% e comparação pareada para aroma e amargor, onde foi usada uma tabela com níveis de significância de 1% e 5%, de acordo ao número de provadores. Para aceitação global não foi observada nenhuma diferença estatística, já na análise pareada tivemos diferença apenas para o aroma, onde a cerveja de código Sension IPA de código 0197 se destacou. Nesse trabalho, foi possível identificar a preferência dos provadores por cervejas bem aromáticas e de cargas mais baixas de amargor.
- ItemANÁLISE FISICO QUIMICA E SENSORIAL DA CERVEJA ARTESANAL ESTILO INDIA PALE ALE (IPA) PRODUZIDA NO OESTE DA BAHIA. BARREIRAS-BAHIA 2018(2018-12-20) ÁLVARES DE MAGALHÃES ARAÚJO, DARILANY
- ItemAnálise multitemporal da paisagem no perimetro irrigado Barreiras Norte(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-06-22) Silva, Márcia Cristina Neres da; Oliveira, Uldérico Rios; Oliveira, Uldérico Rios; Silva, Marcos Antônio Vanderlei; Neto, Joaquim Pedro SoaresO uso da agricultura através de práticas inadequadas de manejo pode levar a intensas modificações do solo desta forma é indispensável o monitoramento constante da paisagem de áreas agrícolas e, uma das principais formas de avaliar a cobertura da área consiste no uso de técnicas de geoprocessamento como o NDVI. Nesse sentido está pesquisa tem como objetivo realizar a análise temporal da cobertura vegetal através do emprego do Índice de diferença Normalizada no perímetro irrigado Barreiras Norte, localizado em Barreiras no Oeste Baiano. Para a realização da pesquisa foram utilizadas imagens do satélite Landsat 5 e 8 para os anos de 1985, 1998, 2011 e 2024 obtidas no catálogo do Serviço Geológico dos Estados Unidos - USGS. O processamento foi feito utilizando o sistema QGIS versão 3.24.14, onde foi realizado o processamento digital das imagens para a obtenção do NDVI e banda colorida - RGB. Os resultados demonstram mudança significativa na área ao longo dos anos de 1985 a 2024, sendo que houve a transição da mata nativa para área agrícola no ano de 1998 e, por isso, houve elevada presença de solo exposto neste ano, com posterior recuperação da cobertura vegetal no ano de 2011 e 2024 que apresentaram elevado percentual de áreas com vegetação densa, além disso, o NDVI demonstrou-se apto para acompanhar modificações na área ao longo do tempo. Conclui-se, portanto, que houve modificação na área durante os anos analisados e que o NDVI é capaz de realizar o acompanhamento de tais modificações.
- ItemAnalise qualitativa das enzimas quitinase, lipase e protease associadas a fungos entomopatogênicos(2020-03-18) Sobrinho, Dávila Caroline GuedesOs fungos têm sido de grande importância no estudo da produção enzimática e obtenção de técnicas bioquímicas em procedimentos laboratoriais. As enzimas produzidas possuem um papel fundamental na degradação da matéria orgânica. Neste sentido, este estudo tem como objetivo principal avaliar qualitativamente a produção das enzimas quitina, lipase e protease (produzidas) em testes laboratoriais por fungos entomopatogênicos. A metodologia utilizada neste trabalho pautou-se no laboratorial de três espécies de fungos entomopatogênicos (Beauveria bassiana, Isaria e Paecilomyces lilacinum) no intervalo de 7 e 10 dias para obtenção dos resultados. Os resultados concluíram que o isolado B. bassiana 2 foi a espécie de fungo que produziu mais eficientemente atividade enzimática, em contrapartida os isolados P. lilacinum 2, 3 e 4 obtiveram os melhores resultados para as enzimas testadas.
- ItemARMAZENAMENTO DE CARBONO EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO NA BACIA DO RIO DE ONDAS NO OESTE BAIANO(2019-09-27) SOARES NETO SOL, PAULINO JOAQUIM
- ItemO atendimento em duas creches municipais na cidade de Angical – Ba sob a perspectiva do espaço físico para o desenvolvimento da criança.(2021-07-15) Gonçalves, Dany Ellen da Câmara; Paixão, Mirielly Tamara Ramos daO estudo teve como foco principal analisar o espaço físico (estrutura) de duas creches municipais da cidade de Angical – BA. Para isso, comparamos as estruturas físicas das duas creches investigadas com o que preconizam os marcos legais da educação. Os conceitos apresentados estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil – DCNEIs (2010), Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996) e o Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia (2009). Os dados foram coletados por meios de observação e registros e a pesquisa está de acordo com a abordagem qualitativa do tipo que se aproxima do método comparativo. As análises evidenciam que 1(um) elemento da creche A e 1(um) elemento da creche B estão completamente de acordo com os marcos legais da educação, alguns elementos estão de acordo parcialmente, no entanto, em sua grande maioria, os elementos da estrutura das duas creches não estão de acordo.
- ItemO atendimento em uma creche municipal na cidade de Barreiras – Ba sob a perspectiva do espaço físico para o desenvolvimento da criança.(2022-07-29) Mendes, Luisa Andrade; Araújo, Patrícia Gabryelle AlcântaraO estudo teve como foco principal analisar o espaço físico (estrutura) de uma creche municipal da cidade de Barreiras – BA. Para tanto, comparamos a estrutura física de uma creche investigada com o que preconizam os marcos legais da educação. Os conceitos apresentados estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil – DCNEIs (2010), Lei de Diretrizes e Bases – LDB (1996) e o Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia (2009). Os dados foram coletados por meios de observação e registros e a pesquisa está de acordo com a abordagem qualitativa do tipo que se aproxima do método comparativo. A análise evidencia que 3 (três) elementos da creche A estão completamente de acordo com os marcos legais da educação, 1 (um) elemento não está de acordo, no entanto, em sua grande maioria, os elementos estão de acordo parcialmente.
- ItemO atendimento em uma creche na cidade de Barreiras- Ba sob a perspectiva do espaço físico para o desenvolvimento integral da criança(2022-08-03) Silveira, Jaíne Andrade MartinsO estudo teve como principal objetivo analisar o espaço físico (estrutura) de uma creche municipal da cidade de Barreiras – BA. Para tanto, comparamos a estrutura física de uma creche investigada com o que preconizam os marcos legais da educação. Os conceitos apresentados estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil – DCNEIs (2010), Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996) e o Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia (2009). Os dados foram coletados por meios de observação e registros e a pesquisa está de acordo com a abordagem qualitativa do tipo que se aproxima do método comparativo. As análises evidenciam que 10 (dez) elementos da creche A estão completamente de acordo com os marcos legais da educação, 5 (cinco) elementos estão de acordo parcial e 3 (três) dos elementos da estrutura da creche inexistem.
- ItemAtividade financeira do Estado e corrupção pública(2020-12-29) Barreto, Bruna Severiana de OliveiraA atividade financeira tem como objetivo obter recursos para o sustento do estado, ou seja, para que o estado tenha autonomia é necessária uma administração das obtenções de receitas, é nesse ponto que podemos correlacionar a pratica corruptiva dos agentes da sociedade, sejam eles políticos, públicos ou privados. O tema corrupção está em alta nas discussões centrais do poder público brasileiro, porém, esta pesquisa visa aprofundar suas consequências na atividade tributária. Por ser vulnerável e ter uma capacidade econômica relevante atrai as mais variadas condutas classificada como corrupta para usufruir de seus recursos, com o intuito de subtrair e desviar receitas que foram arrecada por meio desta atividade trazendo danos ao Erário Público.
- ItemATRIBUTOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS DO SOLO EM ÁREAS SOB DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO NO CERRADO DA BAHIA(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2023-11-25) Almeida, Morais, Luciana Liz; Costa, Adilson Alves; Júnior, Jorge da Silva; Oliveira, Uldérico RiosO Cerrado se destaca como um bioma de grande importância para a exploração agropecuária, no qual a vegetação natural vem sendo substituída por diferentes sistemas de manejo. A mudança na utilização do solo provoca modificações nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo avaliar a influência de diferentes sistemas de manejo nos atributos químicos e biológicos do solo em áreas do Cerrado da Bahia. Foram avaliadas três áreas: área sob sistema de plantio convencional, área sob sistema de plantio direto e, como referência, área sob vegetação nativa de cerrado. As amostras de solos foram coletadas na camada de 0-10cm para avaliação dos atributos químicos (pH, Ca, Mg, P, K e matéria orgânica) e atributos biológicos (enzimas β-glicosidase e arilsulfatase) do solo. Os métodos estatísticos utilizados foram a descritiva, teste de tukey a 5% e correlação de Pearson. Avaliando os atributos químicos do solo em área de Cerrado Nativo, Área de Sistema de Plantio Convencional e Área de Sistema de Plantio Direto, verificou-se que as variáveis não seguiram uma distribuição normal, pois apesar de possuírem médias e medianas com valores próximos, a assimetria e curtose estão distantes de zero, o que leva ao indicativo de não normalidade da distribuição. De acordo as enzimas analisadas (β-glicosidase e arilsulfatase) e matéria orgânica do solo, observa-se que a matéria orgânica foi superior na área de plantio direto, assim como um maior aporte das enzimas tanto β-glicosidase quanto arilsulfatase, bem como, a área de Cerrado Nativo teve mais matéria orgânica e o maior aporte da enzima arilsulfatase. Quanto a respiração edáfica, entre os sistemas de manejo, ocorreu maior emissão de C-CO2 com aumento da temperatura do solo, já entre os períodos, a emissão de C-CO2 aumentou com a diminuição da umidade gravimétrica do solo.
- ItemO auxílio de aplicativos em dispositivos móveis para a compreensão de alguns conceitos de trigonometria(2017-08-11) Souza, Regilan Francisca deO presente trabalho foi realizado com o intuito de saber quais as possíveis contribuições do uso de aplicativos em dispositivos móveis na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio com alguns conceitos de trigonometria, possuindo como principal objetivo, avaliar o seu uso e encontrar as possíveis contribuições para a aprendizagem dos alunos. A intenção foi saber como as atividades exploratórias poderiam auxiliá-los na compreensão do conteúdo. A metodologia usada foi Qualitativa e os instrumentos usados para a coleta dos dados foram os registros da pesquisadora em diário, as atividades exploratórias, os questionários do professor regente e dos alunos. As atividades foram desenvolvidas em um colégio estadual na cidade de Barreiras (BA). Desse modo, constatamos que houve contribuições para a aprendizagem dos estudantes, visto que, o uso do aplicativo nas aulas, tornou-se um dos motivos pelos quais eles se motivaram e perceberam que o celular pode ser usado para a educação dentro e fora da escola, podendo agregar valores para a sua aprendizagem.
- ItemAvaliação comportamental de Chrysocyon brachyurus (Illiger 1815) mantido em cativeiro no Parque Vida Cerrado(2019-09) Brito, Luan de Jesus MatosO presente estudo foi realizado no Criadouro Científico para fins de Conservação Parque Vida Cerrado, localizado no município de Barreiras, Bahia. Para realização do mesmo foi utilizado um indivíduo da espécie C. brachyurus, o qual foi submetido a uma avaliação comportamental, para a confecção do etograma. Todos os comportamentos expressados pelo animal foram considerados comuns à espécie, quando comparados ao descrito na literatura para animais de vida livre, não sendo observado nenhum comportamento atípico, estereotipado, constatando o bem-estar animal por parte da instituição
- ItemAvaliação da aprendizagem: da concepção à prática pedagógica do professor nos anos iniciais do ensino fundamental(2021-07-15) Cruz, Jefferson da Silva; Rodrigues, Eliane da Silva SouzaEsta pesquisa foi realizada sob a metodologia de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico e também de campo, que através da aplicação de um questionário (online) para professores que atuam no 4ª e 5º ano do ensino fundamental, em escolas da rede municipal da cidade de Barreiras-BA, propôs analisar como ocorre o processo de avaliação e de que forma a concepção do professor acerca da avaliação da aprendizagem pode interferir no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Para tanto, foi realizado um estudo baseado em alguns teóricos, dentre eles: Luckesi (1997; 2005), Tardif (2002; 2006; 2014), Rossit e Storani (2010), Hoffmann (2018; 2019) e Villas Boas (2019), os quais abordam sobre a temática avaliação da aprendizagem, como também, dialogam essa com a formação docente, na perspectiva de promover a avaliação em sua real essência, processual e continua. Esta pesquisa possibilitou o entendimento no que diz respeito ao ato avaliativo, como sendo aquele que subsidia a prática docente com o objetivo de acompanhar todo o processo de aprendizagem, a fim de reconhecer e intervir nas possíveis falhas em seu percurso, em busca de que se concretizem as aprendizagens não alcançadas, logo, seja consolidado o processo de aquisição de conhecimento. Ainda, este estudo pôde contribuir com a compreensão de que a concepção do professor acerca da avaliação da aprendizagem refletirá de forma significativa no desenvolvimento de todo seu trabalho pedagógico, tendo em vista que os seus procedimentos de avaliação, assim como as teorias ou tendências pedagógicas que orientam a sua prática, de forma consciente ou inconscientemente estará norteando o desenvolvimento do ser labor pedagógico.
- ItemAvaliação da compactação do solo e resistência à penetração em diferentes usos dos solos na região Oeste da Bahia(2021-11-17) Cruz, Joyce das NevesDiante da intensa utilização de tecnologias voltadas às operações agrícolas, o processo de compactação do solo é um fator limitante à obtenção de maior produtividade agrícola. Em solos compactados observam-se mudanças na distribuição do sistema radicular das plantas em profundidade, na densidade, porosidade e infiltração de água. A resistência do solo à penetração (RP) torna-se um atributo físico utilizado indiretamente para estabelecer o grau de compactação do solo. Objetivou-se estudar em condições de campo, e posterior avaliação em laboratório a estrutura, capacidade de compactação e RP em solos sob diferentes usos na Região Oeste da Bahia. As amostras foram coletadas em quatro locais abrangendo as seguintes classes de solos: Neossolo Quartzarênico órtico (RQo), Neossolo Flúvico (NY) e dois Latossolos Vermelho-Amarelo, sendo um já cultivado (LVA) e outro com cerrado nativo (LVA1). Realizou-se em cada área o teste com o penetrômetro de impacto, e coletouse o solo na profundidade de 0-20 cm, onde através do ensaio de Proctor, efetuou-se o teste de compactação. Nas áreas amostradas há uma ampla variação dos dados de RP, a qual pode ser atribuída ao gradiente de umidade imposto e variabilidade da densidade do solo. Ao observar as curvas de compactação aplicando uma mesma energia, a densidade do solo aumentou com o teor de água até alcançar um ponto máximo. Após atingi-lo, adições de água provocaram diminuição da densidade do solo. A equação polinomial de grau 2, gerou para a umidade ótima (wot) uma variação entre 7,78% e 9,25%, no caso da DsMax, os valores encontrados variaram entre 1,96Mg m-3 e 1,99Mg m-3. A wot foi diretamente proporcional ao conteúdo de argila e inversamente proporcional ao teor de areia do solo. No caso da DsMax,a argila influenciou de forma inversamente proporcional. A wot do Cerrado Nativo foi a maior em comparação aos demais solos.