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- ItemAnais [do] VII Café Científico: o saber fazer com a Psicologia(2021-05-31) BERNARDO, Kátia Jane ChavesO VII Café Científico - O saber-fazer com a Psicologia – encontro de trabalho de natureza seriada e renovada a cada ano pela Coordenação do Serviço de Psicologia, conta com o apoio do Departamento de Educação do Campus I, Colegiado do Curso, Serviço de Psicologia e Comissão Discente Organizadora e vem fomentando, entre os discentes e os egressos do Curso de Psicologia da UNEB, o compartilhamento de experiência das modalidades de produção científica/acadêmica a exemplo de Trabalhos Acadêmicos orientados, Relatos de TCC já concluídos, Relatos de Estágio Supervisionado I e III, Relatos de Experiências no Mercado de Trabalho em Psicologia, Trabalhos de Pesquisa e Trabalhos vinculados às Ações Extensionistas em atividade no Serviço de Psicologia. O evento foi realizado nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, através da plataforma Teams, tendo como público alvo discentes e professores do curso de psicologia da UNEB e demais interessados pelos temas. A programação incluiu mesas-redondas com o intuito de promover a troca de experiências entre os participantes do evento: discentes que apresentaram seus trabalhos, docentes mediadores e estudantes presentes como ouvintes.
- ItemAnais [do] VIII Café Cientifico,2021(2021-11-25) BERNARDO, Kátia Jane Chaves (coord.)O VIII Café Científico é projeto de extensão coordenado pelo serviço de psicologia da UNEB com o apoio do Departamento de Educação do Campus I, Colegiado do Curso, Serviço de Psicologia e Comissão Discente Organizadora. Oferecido anualmente, no segundo semestre letivo, tem como principal objetivo o compartilhamento entre os discentes e os egressos do Curso de Psicologia da UNEB, as produções cientificas/acadêmicas produzidas ao longo dos semestres, a exemplo de Trabalhos Acadêmicos orientados, Relatos de TCC já concluídos, Relatos de Estágios Supervisionados, Relatos de Experiências no Mercado de Trabalho em Psicologia, Trabalhos de Pesquisa e Trabalhos vinculados às Ações Extensionistas em atividade no Serviço de Psicologia.
- ItemConsciência, Racismo e Análise do Comportamento(2021-12-16) Silva, Alan Gabriel Ribeiro daO racismo se constitui no nosso país de maneira estrutural, tendo sido um dos pilares da construção das nossas relações e se mantendo determinante até hoje na desigualdade social, econômica e na saúde mental da população negra. Parte do racismo à brasileira consiste na constante negação do racismo, mesmo frente às iniquidades inegáveis ao compararmos a situação social de negros e brancos. Sob a ótica da Análise do Comportamento, o conceito de consciência é tomado enquanto uma capacidade de compreensão do mundo e do próprio comportamento, e são refletidas neste trabalho as implicações de uma concepção da consciência como um produto social no contexto das relações raciais brasileiras. O objetivo geral deste trabalho foi refletir sobre a consciência racial a partir da corrente da Análise do Comportamento. O presente estudo se constitui enquanto uma Revisão Narrativa de abordagem qualitativa, no qual foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos, livros, referência técnica do Conselho Federal de Psicologia, textos de portais e base de dados do governo federal. Diferentes tipos de racismo foram elencados para exprimir a complexidade do fenômeno e sua disseminação nos mais diversos âmbitos. Foram descritas mudanças em decorrência do desenvolvimento de uma consciência acerca da discriminação racial, cuidados a serem tomados por parte de profissionais da Psicologia e contribuições Analítico Comportamentais no enfrentamento do racismo. Foram observadas mudanças benéficas e prejudiciais a partir da consciência racial, sendo necessárias mais pesquisas a fim de produzir tecnologias e conhecimentos que sejam mais adequados à realidade brasileira.
- ItemO sentido do desenho na prática pedagógica da educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Santos, Laura Soares Macedo dos; Almeida , Márcia Tereza Fonseca; Carvalho, Carla Meira Pires de; Xavier, Antonete Araújo SilvaO presente trabalho de conclusão de curso tem como propósito analisar em que medida o desenho vem sendo utilizado como recurso para a exploração da criatividade e do desenvolvimento motor das crianças na Educação Infantil. Assim, trago para este estudo o seguinte questionamento: Qual a concepção das (os) professoras (es) sobre a utilização do desenho na Educação Infantil? Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, e contou com a participação de quatro professoras que atuam na Educação Infantil. O lócus da pesquisa foi um Centro de Educação Infantil localizado no Bairro da Paz na cidade de Salvador. Os instrumentos de coleta e produção de dados utilizados foram um questionário com dez perguntas e observação direta. Para fundamentar o trabalho e suas discussões, me baseei em estudos de Sans (2014), Gandini et al (2019), DIAS (1999) e no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), dentre outros documentos. O estudo mostra que o uso do desenho como recurso pedagógico tem grande valor ao ser inserido na prática pedagógica dos (as) professores (as) que estão atuando na Educação Infantil, na medida em que o desenho desempenha um papel essencial no processo do desenvolvimento das crianças, além de proporcionar aos meninos e meninas uma forma de expressarem seus sentimentos e comunicar-se com seus pares(crianças e adultos), podendo manifestar seus pensamentos e emoções através da criatividade, expressa em traços e cores.
- ItemO professor em que me transformei: experiências (auto) biográficas da formação inicial no curso de licenciatura de pedagogia na UNEB(2021-07-13) Fattorusso, ChristianEsta produção nasce da experiência formativa de iniciação à docência num contexto narrativo de invocação da memória oriunda das experiências formativas (auto) biográficas: O professor em que me transformei: experiências (auto) biográficas da formação inicial no curso de licenciatura de Pedagogia na UNEB. Do objetivo geral, refletir sobre minha trajetória de vida nas práticas docentes de estágio engendradas pelas memórias e pelas experiências formativas como estudante do Curso de Licenciatura de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Salvador. E dos objetivos específicos, a saber, compreender minha identidade como docente por meio das memórias subjacente as narrativas (auto) biográficas A intencionalidade, foi me ligar intimamente com a narrativa e sua singularidade, foi necessário ter um diálogo introspectivo e comemorativo entre mim e os saberes aprendidos. Também, vou pontificar o sentido das minhas narrativas em seu tempo biográfico, e pelo seu valor heurístico ser a descoberta de uma identidade como docente. A situacionalidade é o contexto do fazer fazendo, ou seja, fazer a pesquisa (auto) biográfica, enquanto descubro como se faz. A intersubjetividade é o diálogo entre a singularidade de minhas experiências e do coletivo, sublimando a continuação do diálogo interior de autoformação. As novas interpretações sobre os sujeitos que contam suas narrativas abrem campo as novas interpretações das informações sistematizadas pela pesquisa das narrativas biográficas, não remetiam somente a descrição dos fatos, mas a uma interpretação e análise daquilo que será chamado por Delory-Momberger (2016) de fato biográfico, que permitisse também de estudar as subjetividades nas peculiaridades das informações que acompanhavam as narrativas. Não é o momento de parar de narrar, mas de encontrar outras formas para que possamos continuar, e sim trazer de nossa história dos muitos pensamentos e dos muitos posicionamentos que este momento nos levou. - Ou, queremos ser lembrados, homogeneizados, e generalizados por uma História linear e global? O movimento de resistência se dá no momento que narramos, trazendo nossa voz contra o púlpito da insensatez humana, para dizer, oralmente, na escrita, ou manifestada pelas linguagens artísticas, que não podemos parar de discutir e construir novos sentidos à vida. Qual melhor espaço de fazer isso senão aquele em formação, estimulado e orientado por nossas professoras e professores, nossos colegas, nossas famílias. O importante é criar as condições para voltar em segurança ao presencial, porque a vida é o mais importante que temos, mas também é importante que de nossa presença façamos uma vida
- ItemSegredos Revelados Circo Troca de Segredos: um Espaço de Aprendizado como Formação Cultural da Década de 1980(2015-08-21) Oliveira, Tereza Cristina deEssa pesquisa busca compreender os saberes e o modus operandi praticado no Circo Troca de Segredos (CTS), espaço cultural que na década de 1980 contribuiu na Cidade do Salvador/BA com a ampliação do conhecimento de arte e cultura. O estudo foi realizado através de relatos da experiência da autora como gestora do CTS, contemplando aqui os relatos de onze entrevistados, dentre os quais se encontram gestores culturais, arte-educadora, micro empreendedores e outras pessoas todos participantes do processo no CTS que, através das experiências compartilhadas, trouxeram revelações significativas. Também foi realizada uma análise documental parcial de registros do acervo pessoal do grupo gestor do circo, buscando compreender o que se ensinou e o que se aprendeu naquele espaço, que tinha na prática da liberdade de expressão fator fundamental para as realizações das ações promovidas pelos seus gestores e freqüentadores. A análise registra a história de uma experiência configurada como um marco no âmbito cultural da cidade do Salvador, fato observado no desenvolvimento da pesquisa e justificado pelos acontecimentos e eventos registrados pelas imagens e publicações de jornais divulgados, evidentes no corpo do texto e documentos anexados ao estudo. As ações efetivadas revelam a contribuição educativa que esse espaço cultural e de entretenimento brincante proporcionou, e como ele é visualizado sob o olhar da contemporaneidade na cidade que o abrigou.
- ItemUso da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness na Prevenção de Recaída Para Pacientes com Depressão: uma Revisão Sistemática(2015) Rizzuti, Micael SantanaO trabalho de conclusão de curso a seguir teve como objetivo analisar a eficácia da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness na prevenção de recaída em pacientes com remissão de episódio depressivo maior. Realizou-se uma revisão de 9 artigos publicados encontrado nos periódicos SciELO, Pubmed e LILACS. Os resultados dos artigos selecionados foram divididos em tópicos envolvendo participantes, instrumentos utilizados, eficácia na depressão, ideação suicida, ruminação e benefícios da MBCT. Os artigos revisados apresentaram resultados efetivos diante de seus objetivos a partir do uso da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness com prevenção de recaída e melhora dos sintomas residuais em pacientes com depressão. Nos resultados mais modestos, com o uso da MBCT, foi pelo menos tão efetivo quanto uso de antidepressivos em comparação a outros tratamentos. Sendo assim, a Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness se apresenta como uma alternativa efetiva na prevenção de recaídas para pacientes com depressão maior reincidente e diminuição dos sintomas depressivos residuais. Além disso, apresentou diversos benefícios para vida do sujeito envolvendo melhora na qualidade de vida, humor e diminuição de risco de suicídio sem os efeitos colaterais dos medicamentos antidepressivos.