Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA)
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- ItemAlém dos 280 caracteres: ódio e racismo contra nordestinos(as) no twitter nas eleições de 2022(UNEB, 2025-03-19) Coutinho, Vinícius da Silva; Santos, Márcia Guena dos; Santos, Ceres Marisa Silva dos; Felix, Carla BaienseEsta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de mestrado, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), que objetiva compreender quais as representações sobre o Nordeste e os(as) nordestinos(as) presentes em posts publicados no Twitter (X) após o primeiro turno das eleições gerais de 2022, no Brasil. Quanto aos procedimentos metodológicos, o presente estudo tem abordagem quali-quantitativa e é guiado por procedimentos bibliográficos, descritivos e interpretativos, aliados ao Mapeamento Sistemático. Com técnicas de análise, apresenta uma combinação entre a Análise de Conteúdo categorial e a Análise do Discurso. O corpus de análise é composto por 4.812 tweets, publicados nas primeiras 24h após o início da apuração do resultado das eleições de 2022. A busca foi feita por meio dos descritores “Nordeste" e “Nordestinos”, a fim de entender de onde vem os estereótipos negativos construídos e sedimentados no imaginário simbólico sobre a região Nordeste, como também, refletir sobre como ocorre o processo aprendizagem das representações sobre a região nos ambientes informais. Para tanto, a pesquisa é guiada teoricamente por autores como: Moreira (2018), Silva (2018), Franco (2020), Medrado (2021), Souza (2021), Moscovici (1978), Hall (2016), Almeida (2019), Grosfoguel (2018), Collins (2019), Carneiro (2023), Freire (1987) e Guena e Santos (2022). O material de análise foi codificado e categorizado a partir de quatro categorias, que são: Estereótipo, Complexidade, Sem Adjetivação e Discurso de Ódio. Por fim, a pesquisa aponta uma hegemonia das representações estereotipadas sobre o objeto de estudo, tendo em vista que a maioria dos posts analisados apresentam de alguma maneira viés negativo, ultrapassado ou homogêneo, quase sempre ancorado no racismo, identificados em todas as categorias, a partir dos enunciados (ditos) e dos não-ditos. Além disso, fica explícita à marginalização do Nordeste, que é fruto de um conjunto de fatores históricos, políticos e econômicos.
- ItemO ginásio cenecista de Pilão Arcado-BA: uma análise sobre a sua instauração e o seu desenvolvimento entre 1969 – 1977(UNEB, 2024-08-29) Silva, Marcos Antônio Pereira da; Rodrigues, José Roberto Gomes; Vieira, Josenilton Nunes; Cardoso, Fernando da SilvaA presente pesquisa teve como objetivo compreender as circunstâncias da instauração e do desenvolvimento do Ginásio de Pilão Arcado, em Pilão Arcado-Ba. A análise compreendeu o percurso de 1969, com a inauguração do referido ginásio, até o ano de 1977, quando foram encerradas as suas atividades na antiga sede da cidade, que foi transferida devido a construção da Barragem de Sobradinho. A fundamentação teórico-metodológica atende à perspectiva sócio-histórica e recorre a referências conceituais como cultura escolar, formas de escolarização e instituição escolar, a partir de autores que desenvolveram obras com essas abordagens a citar (Bourdieu, 1998), (Julia, 2001), (Rodrigues, 2018), (Saviani, 2002), dentre outros. Buscou-se desenvolver uma análise documental, utilizando-se de atas, memorandos e relatórios. A coleta de dados envolveu também a realização de entrevistas semiestruturadas, com pessoas que participaram direta e/ou indiretamente das atividades da referida instituição escolar. Com vistas a resgatar a historicidade do Patrimônio Histórico Educativo de Pilão Arcado e, consequentemente, os agentes do fato em questão, tem-se como um dos principais resultados a compreensão dos itinerários geradores do “Centro Educacional Cenecista de Pilão Arcado” (CECPA), cujos benefícios são inestimáveis para a população até os dias atuais, uma vez que parte do corpo docente da cidade estudou na referida instituição. Ainda, de acordo com os resultados obtidos por meio das entrevistas e da pesquisa documental, ficou constatada a relevante participação do Padre João Myers para a consolidação desse espaço formativo. Ficou constatado, também, a importantíssima passagem do professor Cipriano Carlos Luckesi, como o primeiro diretor do Ginásio de Pilão Arcado em 1969. Sugere-se que os resultados alcançados possam servir de base para novos estudos e pesquisas, principalmente para professores e alunos.
- ItemOrganização pedagógica da educação profissional e tecnológica da EFA de Sobradinho-BA e do CETEP de Juazeiro-BA(UNEB, 2024-06-17) Lima, Cleiton de Oliveira; Barros, Edonilce da Rocha; Sena, Ivania Paula Freitas de Souza; Oliveira, Adelson Dias deEsta pesquisa tematiza a educação profissional e tecnológica enquanto espaço-tempo de formação humana. Tem como objetivo geral compreender a organização do currículo do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio da EFA de Sobradinho-BA e do CETEP de Juazeiro-BA, sendo essas escolas a base empírica da pesquisa. É uma pesquisa do tipo qualitativa, de cunho exploratório, que utiliza o estudo multicaso como método de pesquisa de campo. As bases teóricas da pesquisa fundamentam-se em autores que abordam a Educação Profissional, o trabalho como princípio educativo, a Pedagogia Tecnicista e da Alternância, além das normas e leis sobre a Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa revela que as duas escolas, embora ofertando o mesmo curso, o modo de organização curricular se diferencia em vários aspectos, principalmente no que tange à formação dos sujeitos aprendizes. A EFAS fomenta uma educação com foco em uma sociedade solidária, coletiva e ambientalmente sustentável, enquanto o CETEP fomenta uma educação na perspectiva do modelo do antigo desenvolvimentismo a serviço do capitalismo globalizado. As Especialidades Curriculares das duas unidades de ensino, tomando como parâmetro os enfoques no DCRB, apresentam distanciamentos muito sensíveis. Fica evidente que, embora a base curricular dos dois cursos siga as diretrizes do DCRB, as práticas e as metodologias de ensino são diferenciadas; enquanto uma escola qualifica a mão de obra juvenil para atender ao mercado de trabalho (CETEP), a outra se atenta para uma formação omnilateral vislumbrando uma juventude que se engaje, criticamente, na sociedade, numa nova visão de educação profissional e tecnológica.
- ItemEducação ambiental contextualizada: relações e implicações do verde urbano em uma escola pública de Juazeiro/BA(UNEB, 2024-05-06) Almeida, Lindemberg Silva de; Martins, Josemar da Silva; Carvalho, Luzineide Dourado; Botelho, Rosangela Garrido MachadoO ambiente escolar é um espaço de produção de saberes, socialização e disseminação de conhecimentos, se apresenta como local ideal para pautar em seu currículo questões ambientais. Alguns fatores denotam uma urgência e atenção à abordagem desta temática nas escolas de ensino básico. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo geral “Investigar as implicações e relações da Educação Ambiental Contextualizada na escola”, para compreender as relações estabelecidas entre a escola e a presença e/ou ausência do bioma Caatinga na perspectiva da Educação contextualizada para convivência com o Semiárido. E como objetivos específico: compreender as relações estabelecidas entre a escola e a presença e/ou ausência do bioma Caatinga na perspectiva da Educação contextualizada para convivência com o Semiárido; Analisar os resultados dos diagnósticos realizados através do PAR-E (2019 e 2023), a fim de comparar e refletir a situação ambiental atual da escola; Conhecer e analisar indicadores da proposta da Educação Ambiental Contextualizada no Projeto Político Pedagógico da escola e nas práticas educativas a partir das entrevistas. A pesquisa trata-se de um Estudo de Caso com abordagem Fenomenológica Husserliana, levantando dados a partir da análise documental do PPP da escola, análise e observação do espaço escolar a partir do PAR AVE e entrevistas semiestruturadas com colaboradores de diferentes setores da escola para melhor compreensão do fenômeno ambiental. Como resultados finais, a pesquisa revela uma distinção entre os apontamentos das bases legais da Educação ambiental, o currículo da escola e a dimensão praticada entre os sujeitos da comunidade escolar. Apontamos a necessidade do PPP pautar com mais força a E.A e trazer conteúdos que indiquem atividades dessa temática na escola. Sobre o ambiente escolar, a análise e observação identifica diversos problemas com relação aos cuidados do lixo e a organização do ambiente arbóreo da escola. Mas, para além das implicações e relações ambientais apontadas por essa pesquisa, considero significativas as reflexões trazidas nesta pesquisa em mobilizar a percepção e sensibilização ambiental dos sujeitos.
- ItemA chave na construção identitária dos alunos da educação de jovens e adultos: contextualizando as memórias da Escola de Cazumba em Senhor do Bonfim-BA(UNEB, 2024-03-22) Silva, Naiara Bamberg da; Silva, Américo Junior Nunes da; Vieira, Josenilton Nunes; Rios, Pedro Paulo SouzaA presente pesquisa objetiva compreender como se constituem os processos identitários de alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Cazumba, em Senhor do Bonfim – BA, a partir do processo de pertencimento ao seu território, preservação da memória da escola e de proteção à instituição escolar. Norteamos esta investigação a partir da seguinte problemática: como o processo de pertencimento ao território, as memórias e proteção da instituição escolar constituem as identidades dos alunos Jovens e Adultos na Escola Municipal de Cazumba, em Senhor do Bonfim – BA? Tem-se como objeto de estudo os processos de pertencimento de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Cazumba, na Zona Rural do Município de Senhor do Bonfim, no centro norte do Estado Bahia, Território de Identidade Norte do Itapicuru, localizado a 375 quilômetros da capital – Salvador. As questões colocadas pela investigação inquirem sobre as relações entre memória e identidade no contexto da educação escolarizada, procurando analisar as conexões entre a memória da escola, as experiências dos alunos, o sentimento de pertença a uma instituição de ensino, as identidades coletivas e aprendizagens para a organização social dos sujeitos membros da comunidade camponesa quilombola de Cazumba. O percurso metodológico ancora-se nos pressupostos de uma pesquisa narrativa, a partir do uso, enquanto dispositivo de produção de dados, a entrevista narrativa, pano de fundo de minha própria experiência enquanto educadora e das experiências dos demais participantes, membros na comunidade. Almeja-se, portanto, revelar processos de aprendizagens formais e informais, através dos quais os sujeitos desenvolvem e enriquecem suas potencialidades, a fim de melhorar, interferir e transformar a realidade social à qual pertencem. Ainda nesse contexto, espera-se contribuir no processo de autorreconhecimento das pessoas da comunidade, fomentando à formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade.