Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH9

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    A topoanálise e a relação de tensão existente entre o espaço e as personagens na obra Capitães da areia de Jorge Amado
    (2022-07-07) Rocha, Mariane Souza da; Duarte, Diego Oliveira
    Esta pesquisa constitui um estudo sob a perspectiva da topoanálise literária, que esclarecerá a importância do elemento espaço no Livro Capitães da Areia, de Jorge Amado. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o espaço e suas funções presentes na obra e a tensão entre a cidade da Bahia e as personagens. Desse objetivo derivam os seguintes: identificar como os macros e microespaços condicionam as ações das personagens na obra; identificar algumas funções do espaço presentes na obra; e analisar a relação entre espaço e enredo. A metodologia utilizada nessa pesquisa é bibliográfica e analítica, para tanto ancora-se nos estudos da teoria do Espaço de Ozíris Borges Filho (2007), Gaston Bachelard (1978), Osman Lins (1976), Reuter (1995), Dimas (1987), entre outros. A ideia central deste trabalho é acerca da importância do espaço na construção do sentido do texto. Sendo espaço aqui concebido como elemento que pode ter um referencial externo, presente no real para explicitar a narrativa romanesca. Esse elemento vai além do material, é lugar de tensão, de reflexões propostas pelo narrador.
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    Sob as marcas da infância marginalizada: Pedro bala herói e anti- herói
    (2022-01-29) Silva, Jaqueline Gomes da; Moreira, Walinson de Sousa
    O presente trabalho consiste num estudo sobre as marcas da infância marginalizada em Capitães da Areia, de Jorge Amado. Esse romance aborda a vida pregressa de meninos abandonados pela sociedade. Eles possuem virtudes e defeitos, porém muitas vezes os defeitos se acentuam muito mais. Partindo dessa premissa, a pesquisa tem como objetivo principal analisar a representação da figura do herói e do anti-herói da modernidade através do personagem Pedro Bala de Capitães da Areia. Com os objetivos específicos tentamos compreender por meio do contexto em que vive, o real envolvimento do protagonista com seu bando e analisar os pontos positivos e negativos em liderar um grupo de meninos de rua. O romance procura mostrar não apenas os assaltos e as atitudes violentas da vida rude, mas também as aspirações e os pensamentos ingênuos, comuns a qualquer criança. Pedro Bala é o chefe do grupo capitães da areia e passa toda sua trajetória liderando e mostrando sua coragem. Com todos os atributos verificados no enredo, as características do protagonista seriam compatíveis para representação da figura de herói e anti-herói? Confirma-se essa problemática no decorrer da narrativa. Este estudo contou com uma pesquisa bibliográfica de cunho analítico pautando-se nas especificidades dos estudos dos seguintes teóricos: Tringali (1994), Campbell (1997-2002), Pauletti; Botoso (2012), Cardoso (2017), Nascimento (2019), entre outros. Constata-se que o protagonista deste romance pode ser considerado como o “Herói de Mil Faces” de Campbell.
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    A convergência das linguagens literária e audiovisual: a construção do efeito de tensão no conto “Venha ver o pôr do sol”, de Lygia Fagundes Telles
    (2021-07-09) Silva, Joaney Tancredo Batista da
    A partir do estudo de algumas teorias concernentes aos estudos sobre intermidialidade e convergência das linguagens, este trabalho tem como objetivo analisar o conto “Venha ver o pôr do sol” (1970), de Lygia Fagundes Teles, de modo a compreender as dinâmicas que compõem o gênero literário, bem como, os procedimentos artístico-formais passíveis de uma transmidiação para a linguagem audiovisual, lançando mão da técnica do audiovisual e da pesquisas bibliográfica, haja vista que, no mínimo, dois elementos aproximam a obra literária da produção fílmica: a estrutura narrativa e a impressão de realidade. O texto literário comunica e com base na semiótica podemos criar conceitos visuais através dos quadros cênicos a fim de projetar imagens e sons para complementar formação imagética do conto com a finalidade audiovisual. Assim, o leitor/diretor desempenha na ação da leitura a comunicação com o texto e interpreta as mensagens ao mesmo tempo que forma consciente/inconsciente, imagens que podem ser projetadas para outros suportes existentes.